EUA: Adoração eucarística é chave para promover as vocações sacerdotais

Matea Gregg/Unsplash

Segundo dados da “Pesquisa de Ordenandos ao Sacerdócio” de 2024, elaborada pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado (CPAA) da Universidade de Georgetown, entregue ao Secretariado do Clero, Vida Consagrada e Vocações da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, o encorajamento pessoal e a adoração eucarística são cruciais para promover as vocações ao sacerdócio.

A pesquisa on-line, que o CPAA supervisiona desde 2006, foi concluída por 392 do total de 475 ordenandos para 2024 de seminários diocesanos e de ordens religiosas que foram convidados a participar. Eles representaram 128 dioceses e 29 institutos religiosos dos Estados Unidos.

A maioria dos entrevistados disse que considerou uma vocação pela primeira vez quando tinha 16 anos, e a idade média de ordenação era de 34 anos, um número consistente com a faixa de 33 a 37 anos relatada desde 1999. Do total de entrevistados, 82% disseram que cresceram com ambos os pais como católicos, e 29% relataram ter um parente que era padre ou religioso.

Um total de 60% tinha concluído uma licenciatura ou pós-graduação antes de entrar no seminário, sendo que Negócios, Artes Liberais, Filosofia e Engenharia figuram no topo das áreas de estudo. Entre 32% e 42% frequentaram uma escola primária, secundária ou universitária católica.

A maioria dos ordenandos (70%) trabalhou em tempo integral antes de entrar no seminário, particularmente na educação (21%), nos negócios (16%) e no ministério da igreja (13%).

O diretor executivo do CPAA, o Padre Thomas Gaunt, SJ, disse que o incentivo direto aos jovens a considerar a vida sacerdotal é um “fator perene” nas vocações, com 89% dos entrevistados, ou nove em cada dez, relatando ter recebido tal apoio geralmente de um pároco (63%), amigo (41%) ou paroquiano (41%).

“Quase se poderia dizer que ninguém aparece no seminário sem ser encorajado”, disse o Padre Thomas. “Geralmente, vemos que os candidatos foram incentivados por uma, duas, três, quatro pessoas diferentes em suas vidas”.

A adoração eucarística também emergiu como significativa no discernimento vocacional, com 75% dos entrevistados afirmando que tinham orado regularmente diante do Santíssimo Sacramento antes de entrar no seminário. O Terço também era a devoção preferida de 71% dos entrevistados; outros 40% praticavam a lectio divina, ou oração meditativa baseada nos textos bíblicos.

Fonte: UCA News

Deixe um comentário