Segundo dados da “Pesquisa de Ordenandos ao Sacerdócio” de 2024, elaborada pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado (CPAA) da Universidade de Georgetown, entregue ao Secretariado do Clero, Vida Consagrada e Vocações da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, o encorajamento pessoal e a adoração eucarística são cruciais para promover as vocações ao sacerdócio.
A pesquisa on-line, que o CPAA supervisiona desde 2006, foi concluída por 392 do total de 475 ordenandos para 2024 de seminários diocesanos e de ordens religiosas que foram convidados a participar. Eles representaram 128 dioceses e 29 institutos religiosos dos Estados Unidos.
A maioria dos entrevistados disse que considerou uma vocação pela primeira vez quando tinha 16 anos, e a idade média de ordenação era de 34 anos, um número consistente com a faixa de 33 a 37 anos relatada desde 1999. Do total de entrevistados, 82% disseram que cresceram com ambos os pais como católicos, e 29% relataram ter um parente que era padre ou religioso.
Um total de 60% tinha concluído uma licenciatura ou pós-graduação antes de entrar no seminário, sendo que Negócios, Artes Liberais, Filosofia e Engenharia figuram no topo das áreas de estudo. Entre 32% e 42% frequentaram uma escola primária, secundária ou universitária católica.
A maioria dos ordenandos (70%) trabalhou em tempo integral antes de entrar no seminário, particularmente na educação (21%), nos negócios (16%) e no ministério da igreja (13%).
O diretor executivo do CPAA, o Padre Thomas Gaunt, SJ, disse que o incentivo direto aos jovens a considerar a vida sacerdotal é um “fator perene” nas vocações, com 89% dos entrevistados, ou nove em cada dez, relatando ter recebido tal apoio geralmente de um pároco (63%), amigo (41%) ou paroquiano (41%).
“Quase se poderia dizer que ninguém aparece no seminário sem ser encorajado”, disse o Padre Thomas. “Geralmente, vemos que os candidatos foram incentivados por uma, duas, três, quatro pessoas diferentes em suas vidas”.
A adoração eucarística também emergiu como significativa no discernimento vocacional, com 75% dos entrevistados afirmando que tinham orado regularmente diante do Santíssimo Sacramento antes de entrar no seminário. O Terço também era a devoção preferida de 71% dos entrevistados; outros 40% praticavam a lectio divina, ou oração meditativa baseada nos textos bíblicos.
Fonte: UCA News