Faleceu o cardeal gananese Richard Baawobr

A morte do cardeal Baawobr, bispo de Wa, de 64 anos, ocorreu em Roma no início da noite de domingo, 27 de novembro, segundo a declaração dos Padres Brancos. Foi criado cardeal no último Consistório do Papa Francisco em 27 de agosto de 2022, mas não estava presente na celebração por motivos de saúde. O cardeal passou mais de dois meses em convalescença

Facebook da Diocese de Wa

No domingo 27 de novembro, faleceu o cardeal ganense Richard Kuwiia Baawobr, aos 64 anos de idade. O cardeal Bispo de Wa, em Gana, tinha sido criado cardeal no Consistório de 27 de agosto passado pelo Papa Francisco. O cardeal não pôde participar da celebração por motivos de saúde: tendo chegado a Roma na véspera, foi hospitalizado e passou mais de dois meses no hospital. Alguns dias após deixar seu quarto de hospital, o cardeal faleceu quando ainda estava na Cidade Eterna.

A morte

A notícia foi dada pelo secretário-geral dos Missionários da África (Padres Brancos), aos quais o cardeal pertencia. “É com grande tristeza que o informamos do retorno ao Pai celeste do nosso coirmão Cardeal Richard Baawobr hoje, domingo, 27 de novembro de 2022. Transportado em ambulância do Generalato para o Hospital Gemelli às 17h45, às 18h25 recebemos a triste notícia de sua morte”, lê-se na nota, assinada pelo Padre André-Léon Simonart. “Que Richard descanse na paz de seu Senhor a quem serviu tão generosamente. Nossas orações e pensamentos estão também com sua família, sua diocese, seus companheiros bispos e todos os seus amigos e conhecidos”.

Vida e cargos

Nascido em 21 de junho de 1959 em Tom-Zendagangn, o Cardeal Baawobr ingressou na Sociedade dos Missionários da África em 1981. Como religioso, ele fez o juramento missionário em 5 de dezembro de 1986 no St Edward’s College em Londres e foi ordenado sacerdote em Gana em 18 de julho de 1987. Estudou teologia no Instituto Missionário de Londres e depois exegese bíblica. Obteve a licenciatura em Escritura e doutorado em Teologia, com especialização em Teologia Bíblica. Foi o primeiro sacerdote africano eleito superior geral da Sociedade dos Missionários da África em 2010. Em 30 de julho de 2022, foi eleito presidente do SECAM, o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, durante a 19ª Assembleia Plenária do órgão continental, realizada em Acra, Gana.

Entre os novos cardeais

Bispo de Wa desde 2016, o Papa Francisco o incluiu na lista de 21 novos cardeais em 29 de maio de 2022 e o criou cardeal no dia 27 de agosto seguinte. Para o prelado – como ele dizia ao Vatican News – a decisão do Papa foi uma verdadeira ‘surpresa’: “Eu estava saindo de uma missa que acabava de presidir, quando um de meus sacerdotes veio me felicitar, dizendo que eu tinha sido nomeado cardeal pelo Santo Padre. Eu não podia acreditar, até receber um telefonema do Núncio Apostólico em Gana, Arcebispo Henryk Mieczyslaw Jagodzinski”. O bispo expressou sua gratidão ao Papa, reiterando seu “compromisso” de servir a Igreja: “É um convite para continuar a servir a Igreja, e para estar ainda mais atento ao povo de Deus como cardeal”.

A composição do Colégio dos Cardeais

Após a morte do cardeal africano, o Colégio dos Cardeais fica composto por 225 cardeais, dos quais 126 são eleitores e 99 são não-eleitores.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários