Logo do Jornal O São Paulo

‘Fé e solidariedade’: cristãos paquistaneses mostram ao país o espírito de Natal

Reprodução Vatican News

Com a aproximação do Natal, as administrações civis das províncias paquistanesas implementaram medidas especiais para garantir a máxima segurança perto das igrejas cristãs.

Essas medidas foram tomadas nos distritos após consulta e coordenação com as comunidades cristãs e líderes religiosos. As medidas incluem o destacamento de forças de segurança, bem como o controle de tráfego, iluminação e limpeza das ruas.

“Após os ataques no Paquistão e os recentes acontecimentos relacionados ao conflito com o Afeganistão, existe um medo generalizado de ataques terroristas na sociedade paquistanesa. O plano do governo para alertar e proteger locais sensíveis também inclui igrejas, especialmente durante a época natalícia”, disse à Fides o Frei Qaisar Feroz OFMCap, Pároco em Lahore e responsável pela comunicação da Conferência Episcopal do Paquistão.

Estão previstas verificações de segurança nas entradas das igrejas e, para organizá-las, “foram realizadas reuniões entre autoridades policiais e representantes cristãos para definir a colaboração. Os agentes também visitaram diversas igrejas para revisar as medidas de segurança e fornecer as instruções necessárias”, relata o Padre Feroz. “As autoridades governamentais afirmaram que a proteção das pessoas, dos bens e a coexistência pacífica das minorias são a prioridade máxima”, continua ele. Enquanto isso, a polícia de Islamabad pediu aos cidadãos que denunciem imediatamente qualquer atividade suspeita. Ao mesmo tempo, os cristãos estão tentando “viver o espírito do Natal e transmiti-lo a todos os paquistaneses, independentemente de sua religião, como uma oportunidade para a fraternidade e a coexistência pacífica”, observa o padre. “Dois eventos públicos ocorreram em Lahore nos últimos dias”, relata o Padre Feroz, “um organizado pelas autoridades governamentais e o outro pela comunidade católica. Ambos enfatizaram que o Natal é uma festa que transmite uma mensagem de paz”, afirma ele. O frade capuchinho fala positivamente sobre a iniciativa organizada pelas autoridades civis: “A alegre iniciativa de Natal foi organizada pelo Ministério de Assuntos das Minorias do governo de Punjab.”

O encontro começou na Catedral Católica do Sagrado Coração e terminou na Praça da Liberdade, em Lahore. Foi uma oportunidade para a união e harmonia inter-religiosa, onde as pessoas se reuniram para compartilhar mensagens de paz e alegria. Neste evento, os cristãos paquistaneses tiveram a oportunidade de reafirmar o verdadeiro espírito do Natal: amor, esperança e união. “Os cristãos são mensageiros da paz, em uma época marcada por conflitos e hostilidades”, continua o Padre Feroz. “No Natal, Cristo Jesus, o Príncipe da Paz, nos dá o espírito de reconciliação e paz. E nós o oferecemos à nação, aos fiéis muçulmanos e a outras comunidades religiosas, aos governos, às populações vizinhas na Índia e no Afeganistão, com quem existem tensões atualmente, na esperança de restaurar relações pacíficas”, observa ele.

Um evento público pela paz, organizado pela comunidade cristã local com a participação de representantes civis e religiosos, foi realizaDO 21 de dezembro em Karachi. Encontros inter-religiosos estão ocorrendo em diversas cidades do Paquistão para celebrar o Natal, organizados por paróquias, associações, dioceses e centros de estudo católicos, todos com o objetivo de reafirmar o desejo de paz e fraternidade.

Fonte: Agencia Fides

Deixe um comentário