Finlândia: Deputada é absolvida de crime de ódio por citar a Bíblia em rede social

Depois de um processo de quatro anos em que se defendeu de três acusa­ções judiciais por crimes de ódio, pelas quais foi condenada a seis anos de pri­são, e de dois julgamentos, a deputada finlandesa Pïvi Räsänen foi absolvida pelo Tribunal de Apelações de Hel­sinque, informa a ADF International, associação de defesa jurídica da liber­dade religiosa.

“Estou profundamente aliviada. O Tribunal manteve e confirmou total­mente a decisão do Tribunal Distrital, que reconheceu o direito de todos à li­berdade de expressão”, disse Pïvi.

“Não é um crime tuitar um versícu­lo da Bíblia ou participar de um discur­so público com uma perspectiva cristã. As tentativas feitas para me processar por expressar as minhas crenças resul­taram em quatro anos extremamente difíceis, mas a minha esperança é que o resultado sirva como um precedente fundamental para proteger o direito humano à liberdade de expressão. Es­pero sinceramente que outras pessoas inocentes sejam poupadas da mesma experiência terrível, simplesmente por expressarem as suas convicções”.

Pïvi foi membro do Parlamento finlandês desde 1995, liderou o Partido Democrata Cristão entre 2004 e 2015 e foi ministra do Interior do país.

Em 17 de junho de 2019, ela publi­cou no Twitter uma mensagem criti­cando a Igreja Luterana da Finlândia por patrocinar os eventos da Semana do Orgulho LGBT no país.

“Como a doutrina da Igreja se en­caixa no fato de levantar a questão da vergonha e do pecado no Orgulho?”, era o tuíte, ilustrado por uma imagem dos versículos 24 a 27 do capítulo 1 da Epístola de São Paulo aos Romanos, o que motivou a abertura do processo judicial contra ela, cuja sentença foi publicada na terça-feira, 14, com o re­sultado da absolvição e da condenação da procuradoria-geral ao pagamento dos custos legais.

Fonte: ACI Digital

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários