A Rede de Mobilização Católica, um grupo que defende a abolição da pena capital em consonância com o ensinamento católico, marcou o Dia Mundial contra a Pena de Morte, 10 de outubro, em um evento na Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Washington, capital dos Estados Unidos, com uma mensagem do Papa Francisco sobre o seu trabalho para ajudar a transformar a sociedade.
O Cardeal Christophe Pierre, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, partilhou uma mensagem do Papa Francisco elogiando a defesa do grupo “pela revogação da pena de morte e pela promoção da justiça restaurativa nos Estados Unidos”.
“Ele espera que os seus esforços continuem a encorajar a todos na nação a reconhecer a inadequação da pena capital do ponto de vista moral, bem como da justiça criminal, e a apoiar oportunidades de reforma e conversão para aqueles condenados por crimes”, disse o Cardeal. “Francisco está confiante de que desta forma a dignidade inata e fundamental de todos os seres humanos será reconhecida e respeitada. A todos os reunidos neste evento, o Santo Padre invoca abundantes bênçãos de Deus Todo-Poderoso” destacou.
Em uma publicação de 10 de outubro na rede social X, escreveu o Papa Francisco: “A pena de morte é sempre inadmissível, porque ataca a inviolabilidade e a dignidade da pessoa”.
“Apelo à sua abolição em todos os países”, disse o Pontífice. “Não devemos esquecer que uma pessoa pode se arrepender e mudar, até o último momento de sua vida”.
Fonte: UCA News