Em nota, Padre Gianpietro Carraro, fundador da instituição católica, descreve cenário de violência. Campanha de oração on-line será iniciada: ‘Confiamos ao coração de Maria a vida desses seus filhos!’

A Missão Belém divulgou uma nota na quinta-feira, 27, relatando o agravamento da crise social e política no Haiti, onde essa instituição católicamantém uma escola e um hospital.
Desde 2010, a pedido do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, a Missão Belém mantém na favela de Wharf Jeremie, em Porto Príncipe, capital do país, uma escola para 3 mil crianças e adolescentes, além de uma unidade de saúde.
De acordo com o Padre Gianpietro Carraro, Fundador da Missão Belém, a violência de grupos armados atingiu níveis alarmantes, forçando o fechamento da escola e do hospital mantidos pela entidade em Warf Jeremie.
“Os bandidos ontem fecharam a nossa escola e o nosso hospital. Toda atividade está bloqueada e parece imperar a insensatez”, lamentou o Padre Gianpietro. A situação em Warf Jeremie, uma das localidades onde a Missão Belém atua no Haiti, reflete um panorama ainda mais sombrio na capital e em outros bairros do país.
Segundo o relato, a maioria dos grupos armados se uniram sob o nome “VivAnsan” (viver juntos) e intensificaram ações violentas. “Estão fazendo ações monstruosas nos bairros da capital, matando muitas pessoas, incendiando as casas com as pessoas dentro, saqueando escolas, hospitais, igrejas…”, descreve o sacerdote.
Na nota, Padre Gianpietro Carraro descreveu a gravidade do momento: “O Haiti está prostrado, esmagado sob os pés dos bandidos e de políticos corruptos.” A nota revela que a “loucura dos bandidos” chegou a ameaçar diretamente a Missão, com exigências que a entidade não tem condições de atender.
CAMPANHA DE ORAÇÃO
Diante deste cenário desolador, a Missão Belém convoca uma grande campanha de oração em prol do povo de Warf Jeremie, dos missionários e de todas as atividades da instituição no Haiti.
A campanha terá início na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, às 12h, com transmissão on-line direto pelo Centro Internacional da Missão Belém (CIMB) pela plataforma Zoom. O convite à oração se estende para além do horário oficial da campanha, com o apelo para que todos se unam em preces durante todo o dia.
“Confiamos ao coração de Maria a vida desses seus filhos!”, finaliza a nota.
A campanha de oração poderá ser acessada por meio deste link: https://www.missaobelem.org/cimb.