Igreja Católica asiática se inspira nos bispos latino-americanos

No domingo, 30, na conclusão da 50a conferência geral da Federação da Conferência Episcopal da Ásia (FABC, na sigla em inglês) – organização que congrega os bispos católicos do Afeganistão, Bangladesh, Camboja, Coreia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Macau, Malásia, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor Leste, Turcomenistão, Uzbequistão e Vietnã –, os prelados afirmaram que inspiram suas ações no Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), por causa de preocupações e questões semelhantes nas duas regiões. 

“O Celam é muito inspirador, uma força poderosa na América Latina. Aprendemos muito com o Celam e devemos muito a ele”, afirmou o Cardeal Oswald Gracias, indiano, durante recente entrevista coletiva sobre o encontro realizado de 12 a 30 de outubro em Bangkok, na Tailândia, para comemorar o 50º aniversário da FABC. Cerca de 20 cardeais, 120 bispos, 37 padres, oito freiras e 41 leigos de 29 países participaram dessa conferência. 

“Eu mesmo tive muito contato com os membros do Celam e conversamos muito sobre o que o Celam tem feito nos países latino-americanos, como ajudou a inspirar, apoiar, compartilhar. E o Comitê Central da FABC discutiu isso, e sentimos que nos beneficiaríamos muito se tivéssemos uma conferência semelhante, não uma assembleia plenária, que trata de um tema, mas uma conferência geral, com maior número de bispos, maior propriedade e, portanto, olhando para toda a perspectiva”, disse o Cardeal Gracias. 

O Cardeal Gracias, que presidiu a conferência geral da FABC 50, disse que a FABC está em contato com o Celam para criar “intercâmbio e sinergia, porque muitas das preocupações e questões são semelhantes”. 

O 50º aniversário da FABC ocorreu, na verdade, em 2020, mas a reunião plenária e a celebração do jubileu foram adiadas por causa da pandemia de coronavírus. A Federação foi fundada em novembro de 1970 durante a visita de São Paulo VI a Manila, Filipinas. O objetivo era “fortalecer a colegialidade” entre os bispos da região e definir melhor o significado da “Igreja na Ásia” no espírito do Concílio Vaticano II (1962-1965). Realiza uma assembleia plenária aproximadamente a cada quatro anos, alternando o local entre os países-membros. 

Fonte: La Croix International 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários