Formação é realizada no verão no Hemisfério Norte, em Washington D.C., nos Estados Unidos. Ainda há vagas para os meses de junho e julho
Com a missão de encontrar, formar e conectar os melhores jovens talentos católicos do mundo por meio de programas de formação de verão em Washington D.C., nos Estados Unidos, surgiu em 2018 o In Altum, também com vista ao enriquecimento profissional e espiritual dos seus participantes.
Desde então, aproximadamente 650 pessoas, de mais de 35 países de todos os continentes, participaram da iniciativa.
O principal objetivo do programa é encontrar os melhores jovens talentos e lideranças católicas, entre 18 e 30 anos de idade, treiná-los, gerar networking e, então, valorizar as carreiras e vocações dos participantes para que possam ser líderes com impacto real em suas próprias comunidades.
Segundo Jimena Sánchez, diretora de admissões do programa, o In Altum é uma experiência completa de crescimento profissional e espiritual. Não se trata apenas de adquirir conhecimentos técnicos, mas também de integrar a fé católica em todas as áreas da vida. Os participantes são desafiados a refletir sobre como podem dar testemunho de sua fé em seus ambientes profissionais, inspirando outros e contribuindo para um mundo mais ético.
Juan José, diretor executivo do programa, destaca a importância da tradição intelectual católica e como o In Altum aborda questões sociais contemporâneas.
O objetivo é que, tendo participado do programa, os egressos possam dar frutos. Para tal, eles recebem uma série de oportunidades de trabalho e estudo: cartas de recomendação, contato com outras organizações e ex-alunos e até programas especializados para acessar oportunidades de doutorado nos Estados Unidos.
FASES
O programa está dividido em três partes. A primeira consiste em conversas com pensadores, palestrantes e intelectuais católicos dos Estados Unidos sobre os desafios contemporâneos a partir de uma perspectiva expressamente católica sobre a família, vida, bioética, economia, amizade, tecnologia, comunicação etc.
Também são proporcionados espaços de diálogo menores nos quais os participantes comparam experiências, opiniões e impressões com seus pares com base nas palestras.
Por fim, eles visitam diferentes organizações em Washington D.C. para entender melhor o que os líderes têm feito em favor da família, da vida, da liberdade religiosa etc. Entre os locais visitados estão a Casa Branca, o Capitólio, a Suprema Corte Americana, a Galeria Nacional.
IMPACTO NAS COMUNIDADES
O In Altum é um programa católico desde a sua concepção: há missas diárias, todas as palestras são baseadas na tradição intelectual da Igreja e na fidelidade ao Magistério, e se busca que a experiência seja, ao mesmo tempo, intelectual e espiritual, um chamado para viver com coragem e entusiasmo a vocação no mundo e nas diferentes realidades.
Ao concluir o programa, os participantes são incentivados a causar um impacto real em suas comunidades, revigorados em sua fé e com uma rede de amigos genuínos em quem se apoiar, unidos em Cristo.
Alguns dos ex-alunos hoje lideram iniciativas. Julián Hoyos, de Medellín, na Colômbia, criou e dirige a Fundação Conciudadanos, que se dedica a impactar a cultura e a transformação política inspirada na Doutrina Social da Igreja.
Fer Hernandez, do México, é uma influenciadora católica (@tan.cercademi) que tem mais de 150 mil seguidores no Instagram.
Pablo Proaño, de Quito, no Equador, é coordenador geral de Dignidade e Direito e tem se engajado na defesa da vida contra a eutanásia em seu país.
José Freire Nunes, paulista, participou do In Altum pela primeira vez em 2018. Depois, em 2022, esteve como líder de grupo e levou cerca de dez brasileiros para participar do programa e visitar outras partes dos Estados Unidos. Ele cursou o mestrado em Direitos Humanos na Universidade Católica da América, em Washington D.C.
O In Altum tem parceria com o Instituto de Ecologia Humana (que lidera o mestrado em Direitos Humanos) e todos os ex-participantes que são aceitos no programa de mestrado recebem uma bolsa adicional. José Freire agora faz o doutorado em Filosofia Política na Universidade Católica da América.
COMO PARTICIPAR?
Ainda há vagas para participar do In Altum nas seguintes datas: 17 de junho a 23 de junho; e de 16 de julho a 22 de julho.
Jimena explica que o processo de candidatura é realizado pelo site www.inaltumprogram.org/apply. A pessoa interessada deverá preencher um formulário em inglês, anexar o seu CV (que pode ser em português) e depois gravar uma entrevista em vídeo numa plataforma própria do programa. Se for aceita, receberá um e-mail de confirmação e deverá pagar a taxa de inscrição. Recomenda-se que a pessoa não pague a taxa até que tenha todas as autorizações legais necessárias para viajar para os Estados Unidos, já que este valor não é reembolsável.
Para se candidatar, basta ter de 18 a 30 anos e atender a estas três condições:
- Ser católico e querer viver sua fé com compromisso e dedicação;
- Falar e entender inglês;
- Ter demonstrado excelência em alguma área de sua vida (não necessariamente precisa ser acadêmico). Ou seja, ter querido dar mais de si em alguma área da sua vida: pode ser academicamente, artisticamente, nas redes sociais, no serviço social, no desporto etc.
Todos os candidatos aceitos recebem uma bolsa que equivale a cerca de 70% do custo do programa e que inclui hospedagem (sete dias e seis noites), a maior parte das refeições e o próprio programa. Não estão inclusos: transporte para Washington D.C. nem dentro de Washington, vistos ou autorizações legais, refeições descobertas ou seguro de saúde correspondente. Os restantes 30% deverão ser pagos por cada participante e custam 299 dólares, a título de taxa de inscrição.
POR QUE FAZER O IN ALTUM ?
“Vivemos hoje num mundo que tenta nos fazer acreditar que a realidade que nos rodeia, uma criação de Deus, é incompatível com a nossa fé e as nossas convicções ou que a verdade simplesmente não existe. Como cristãos, somos chamados a ser testemunhas da Verdade (com letra maiúscula) que não só podemos conhecer, mas é uma Pessoa que transformou as nossas vidas. O apelo do programa aos seus participantes é que sejam testemunhas de Cristo em todos os ambientes: sim, na Igreja, mas também no hospital, no quartel, no escritório e na academia; para assim reconhecerem que necessitamos constantemente da ajuda da graça, da comunidade que nos fortalece e da formação que nos permite ver as pessoas, o nosso trabalho e a realidade com os olhos dessa Graça”, comentam os promotores do curso.
No In Altum, os jovens compartilham do mesmo desejo: crescer profissional e intelectualmente, mas também aprofundar a comunhão dos cristãos e o amor de Cristo, que salva e fortalece. É também uma oportunidade como poucas para a construção de amizades verdadeiras a partir de alguém que seja modelo de amizade, num tempo de individualismo e egoísmo, permitindo gerar verdadeira comunhão e relações entre pessoas que não se conheceriam.
Para mais informações, siga o In Altum no Instagram (@inaltumprogram) ou entre em contato com Juan José (juan.j@inaltumprogram.org) ou Jimena (jimena.s@inaltumprogram.org).
Há grande interesse por parte da organização de que mais brasileiros participem do programa.