Incêndios em Valparaíso: Igreja chilena acompanha e organiza solidariedade junto às autoridades civis

CELAM

Uma catástrofe sem precedentes, que ultrapassa o já dramático saldo do ano passado, acontece no Chile. Os incêndios que eclodiram nos últimos dias, especialmente na região de Valparaíso, a noroeste de Santiago, causaram 112 mortes segundo o balanço oficial parcial, mas ainda há muitas dezenas, talvez centenas, de desaparecidos.

As chamas, favorecidas por ventos fortes devido à proximidade com o Oceano Pacífico, “devoraram” pelo menos 165 quilômetros quadrados de terra. Milhares de casas foram completamente destruídas, bairros inteiros, totalmente queimados.

A capital da região, Valparaíso, a vizinha estância turística de Viña del Mar, bem como as cidades de Quilpué, Limache e Villa Alemana, são vítimas de incêndios devastadores, tanto pelas altas temperaturas do verão austral, próximas dos 40 graus, como pelos incêndios intencionais, provocados pelo homem.

A Igreja local acompanha a catástrofe

 Dom Jorge Patricio Vega Velasco, Bispo de Valparaíso, passou o dia de ontem em seu carro, visitando as cidades mais afetadas, em meio à devastação e levando conforto à população aterrorizada. Precisamente durante uma dessas viagens, declarou à agência de notícias SIR: “Estamos perante uma catástrofe muito dolorosa, as chamas cercaram as cidades, por muitos lados, atingindo muitas casas, entre os desaparecidos há habitantes de vilas inteiras. Ainda é impossível fazer um balanço das mortes, que já ultrapassam a centena. Há uma paróquia em Viña del Mar, San José de Villa Dulce, completamente destruída. Cinco capelas foram queimadas; entre os falecidos há alguns muito próximos da nossa Igreja, parentes de diáconos permanentes, o sacristão de uma igreja. Há um caos indescritível.”

Diante da catástrofe, é difícil falar de ajuda e de reconstrução: “Temos vários passos pela frente”, continua Dom Vega “em primeiro lugar, estou visitando as cidades afetadas para falar com o maior número de pessoas possível. Em segundo lugar, claro, estamos organizando centros de socorro e acolhimento, de acordo com as autoridades civis.”

Campanha “Mais uma vez solidários com a região de Valparaíso”

Enquanto isso, a Caritas Chile e a Caritas Valparaíso lançam a campanha “Mais uma vez em solidariedade com a região de Valparaíso”, que busca arrecadar fundos para organizar e coordenar ações para responder aos danos e necessidades que serão identificadas nos próximos dias com as comunidades afetadas.

Fonte: CELAM

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários