Inglês Alistair Dutton é o novo secretário geral da Caritas Internacional

Atualmente, ele é diretor executivo da Caritas Escocesa. Tem mais de 25 anos de experiência em ação humanitária e já liderou projetos em mais de 70 países

A Caritas Internacional tem um novo secretário geral. Trata-se de Alistair Dutton, atualmente diretor executivo da Caritas Escócia. Ele tem mais de 25 anos de experiência no setor humanitário e já liderou projetos em mais de 70 países. De 2009 a 2014, atuou como diretor humanitário desse organismo da Igreja.

Dutton foi eleito na tarde da segunda-feira, 15, e liderará a Confederação de 162 organizações nacionais da Caritas até 2027.

A escolha de seu nome ocorre dois dias após a escolha do arcebispo de Tóquio, Dom Tarcisio Isao Kikuchi, como novo presidente da organização humanitária e de desenvolvimento da Igreja católica.

“Servir a Caritas nas últimas três décadas tem sido um grande privilégio para mim. A Caritas tem sido minha casa, minha família e minha vocação”, afirmou o 11º secretário geral da Caritas Internacional aos delegados presentes na Assembleia Geral. “Prometo ouvir com humildade, refletir cuidadosamente e construir pontes”, acrescentou ele. “Prometo usar o poder de convocação do secretário geral para fazer a Confederação avançar em conjunto”.

O SERVIÇO DE DUTTON NA CARITAS

Dutton trabalhou pela primeira vez com a Caritas em 1996. “Desde então, meu caminho na Caritas me levou ao mundo inteiro. Da guerra em Kosovo, Darfur, Iraque, Libéria e Síria; ao tsunamis na Ásia, terremotos no Haiti, Índia, Indonésia e Chile; aos conflitos nascidos da ganância e da exploração das riquezas na África; às ondas de migração no Oriente Médio; à devastação causada pela emergência climática e fenômenos meteorológicos extremos: ciclones e enchentes no Paquistão, em Mianmar, na Índia e em Bangladesh; crises alimentares em muitos países da África, do Sahel à Somália, do Sudão ao Zimbábue; e à assustadora realidade dos estados insulares afundando no Pacífico”, contou.

Em 2014, Dutton também atuou como CEO do Projeto Sphere, o órgão internacional de padrões humanitários, e também foi chefe da Unidade de Programas Humanitários de Christian Aid na África de 2005 a 2009.

Também na segunda-feira, Kirsty Robertson, CEO da Caritas Austrália desde 2019, foi eleita como a nova vice-presidente da Caritas Internacional. Na Caritas Austrália, ela ocupou vários cargos, incluindo coordenadora de Programas do Pacífico e chefe do Grupo de Comunicações. Também foi CEO do Mary MacKillop Today e ocupou vários cargos de liderança em outras organizações de ajuda e desenvolvimento.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários