Itália: Um ‘presépio de Páscoa’ para recordar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

Na Igreja de Carmine di Adami, em Decollatura, na Calábria, um “presépio de Páscoa” foi feito para narrar as passagens mais importantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A notícia da ideia inovadora é dada pelo site da Diocese de Lamezia-Terme, Lamezianuova.it. O presépio é normalmente associado ao período de Natal, não à Páscoa, mas a ideia aproxima os fiéis ao momento marcante da Páscoa. 

“Como em um cenário, as várias figuras ‘recontam’ as últimas horas da vida de Cristo: a Última Ceia, o Jardim das Oliveiras, o julgamento, o percurso até o Gólgota, a crucificação, a morte, a ressurreição”, lê-se no site

“Nascido entre os séculos XVII e XIX, o costume do presépio pascal se difundiu no sul da Europa e provavelmente nasceu com o mesmo espírito com que, no século XIV, surgiram as numerosas representações da Paixão em que se narravam as últimas horas da vida de Cristo, como a Via-Sacra, cuja origem provavelmente foi dar àqueles que não podiam ir aos lugares dos últimos momentos do Senhor a possibilidade de revivê-los por meio de pinturas, imagens ou outros objetos para a ‘narração’ da Paixão de Jesus”. 

Também para a Diocese, a ideia é “uma verdadeira tradição de devoção popular que, embora menos difundida do que o presépio de Natal que narra o nascimento de Cristo, atrai a atenção dos fiéis que podem assim reconstituir, como que cristalizadas em fotogramas, as distintas fases que levaram à Crucificação e Ressurreição de Jesus”.

Fonte: Lamezianuova.it.

Deixe um comentário