JMJ Lisboa: 67 mil peregrinos são aguardados para os ‘Dias nas Dioceses’

Popularmente conhecida como ‘Pré-JMJ’, atividade acontecerá em 17 dioceses portuguesas, de 26 a 31 de julho

Mais de 67 mil e 600 peregrinos, de 126 países, dos cinco continentes, vão ser acolhidos em 17 Dioceses de Portugal continental e ilhas, na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, de 26 a 31 de julho, para viverem os Dias nas Dioceses (DND).

Os jovens, divididos em mais de 950 grupos, vão ficar alojados em casas de Famílias de Acolhimento, nas Paróquias, em instalações públicas, escolas, municípios e freguesias, e associações/coletividades.

Das 17 dioceses – Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu – a do Porto vai receber mais de 16,5 mil peregrinos, a de Coimbra mais de 14 mil e em Leiria-Fátima vão ficar 7.500 participantes. Os Comités Organizadores Diocesanos (COD) de Braga e de Aveiro acolhem, respetivamente, 7 mil e 5 mil pessoas.

De acordo com o Padre Filipe Diniz, Coordenador Nacional dos Dias nas Dioceses, “é uma grande riqueza a diversidade de países e de grupos oriundos dos cinco continentes nas dioceses portuguesas para viver estes Dias nas Dioceses”. “Os números que vamos receber nas Dioceses demonstram o bom acolhimento, o trabalho e a dedicação das mesmas”, frisou.

Da Europa, os peregrinos viajam de Espanha, França, Itália, Polônia, Alemanha, Estônia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e da Escócia. Destacam-se ainda os países lusófonos de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil e Timor-Leste.

Dos restantes continentes – América, Ásia e Oceania – vão partir também jovens que trazem a multiplicidade de línguas e culturas, nomeadamente da China, Arábia Saudita, Jamaica, Mauritânia e Polinésia francesa.

Ao longo dos Dias nas Dioceses, os jovens vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, tendo cada uma das dioceses um programa centrado em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Esta iniciativa é um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a JMJ Lisboa 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, na capital portuguesa.

Fonte: https://www.lisboa2023.org/pt

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários