JMJ: Padre com atuação na Região Belém relata experiência de missão com a Congregação dos Espiritanos 

Reprodução

A Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal realiza nos dias que antecederam a JMJ Lisboa 2023 e também ao longo da Jornada o evento “Família Una”, com cerca de 400 jovens, de 34 países.

Da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, do Setor São Mateus da Região Episcopal Belém estão participando oito jovens, seis deles do Movimento da Defesa das Favelas (MDF), nem todos são católicos, além do Pároco, o Padre Elson Paulo Correia Lopes, Espiritano. Também está com o grupo uma jovem da Paróquia Santa Maria Madalena, Setor Sapopemba.

O Sacerdote, nascido em Cabo Verde, no continente africano, relatou que atividade está programada para quatro momentos, dos quais três já foram realizados: 

  1. Tempo Missio, onde os jovens puderam vivenciar no norte de Portugal (Porto, Braga, Barcelos e Godim) um tempo de missão, visitando lares de idosos, creches, instituições de acolhimento aos adolescentes e jovens, e também participaram e animaram as celebrações das comunidades. 
  2. Tempo Ave Maria, onde passaram um dia com a Mãe, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, tendo como momento auge a procissão das velas.
  3. Tempo Cor Unum, quando puderam partilhar, conhecer e vivenciar o ser Espiritano desde do seu princípio (por intermédio do conhecimento das figuras mais importantes) e nas diferentes partes do mundo onde continuam a anunciar o Reino de Deus.

De acordo com relatos que o Sacerdote recebeu de outros participantes, a experiência em Godim permitiu conhecer como Deus se manifesta nas diferentes situações cotidianas.

Em Fátima, o contato com a história e amor de Maria trouxe a todos a certeza da fé, especialmente com a participação na procissão das luzes e a oportunidade de levar preces do povo aos pés da Virgem de Fátima. 

No Tempo Cor Unum houve uma ampla integração dos peregrinos de diferentes países, seja por diálogos, danças e partilha de alimentos. 

Padre Elson detalhou que o 4o Tempo será a vivência da Jornada Mundial da Juventude, onde será possível intensificar as experiências vividas até agora, como relatou ao Sacerdote um dos participantes da atividade:

“Estar com a Família Una foi um momento incrível, nos sentimos muito acolhidas e muito cuidadas. Houve diversas oportunidades para conhecermos as pessoas de outros países, e foi muito legal conhecer como a missão Espiritana atinge a vida de cada jovem. Os diversos idiomas foi um desafio, mas não um impedimento. A tecnologia nos ajudou muito a nos conhecermos. Além disso, também conseguimos aprender coisas básicas de outros idiomas. Esse momento certamente ficará marcado em nossas vidas”.

(Edição de texto: Daniel Gomes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários