Líbano: evento eucarístico milagroso é recordado em Zahleh

Catholic News Agency

Milhares de cristãos se reuniram na cidade de Zahleh, no Líbano, para celebrar a Solenidade de Cor­pus Christi, na quinta-feira, 30 de maio. Este ano a comemoração teve um significado especial por marcar o 199º aniversário de um evento mila­groso que salvou a cidade de um sur­to de peste bubônica.

Os preparativos começaram uma semana antes, culminando com uma procissão à luz de velas na véspera da Solenidade, durante a qual os fiéis ca­minharam e oraram guiados pelos sons das trombetas e, por fim, recebe­ram a bênção concedida pelo Patriarca Youssef al-Absi e por Dom Michael Ibrahim, Arcebispo de Zahleh e Fur­zol, da Igreja Católica de rito melquita.

Na madrugada do dia de Corpus Christi, as igrejas cristãs estavam reple­tas de fiéis que participavam das missas matinais. Após os serviços religiosos, uma enorme procissão serpenteava as ruas da cidade.

“Este dia tem um significado imen­so para nós: apesar das nossas diferen­ças denominacionais, nós, cristãos, nos reunimos como um só povo para glo­rificar a Deus presente no Pão e no Vi­nho. Em Zahleh, a unidade cristã tem sido uma experiência vivida muito an­tes de o próprio termo se tornar popu­lar”, explicou Dom Michael Ibrahim. A tradição de celebrar solenemen­te Corpus Christi em Zahleh nasceu de um momento crucial na história da cidade. Em 1825, a peste bubôni­ca, uma doença devastadora, varreu a região. Seguindo o apelo de Dom Ig­nace Ajoury, Bispo local na época, os cidadãos realizaram uma procissão e ofereceram orações diante da Sagrada Eucaristia. Notavelmente, a cidade foi poupada da ira da peste.

“Hoje, o Líbano enfrenta diferentes tipos de pragas e a Igreja tem um papel crucial a desempenhar no bem-estar espiritual do país por meio da oração”, concluiu.  

Fonte: ACI Mena

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários