Margaret Karram é eleita presidente do Movimento dos Focolares

Em assembleia on-line, no domingo, 31 de janeiro, o Movimento dos Focolares elegeu sua nova presidente para os próximos seis anos: Margaret Karram, 58, nascida em Haifa, na Terra Santa.

Foto: Arquivo Focolares

O estatuto dos Focolares exige que a presidente seja sempre uma mulher. O nome de Margaret foi aprovado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, na segunda-feira, dia 1o.

A nova presidente já ocupou cargos de responsabilidade para os Focolares em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Jerusalém, e colaborou em várias comissões e organizações para a promoção do diálogo inter-religioso, como a Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso, na Assembleia dos Católicos Ordinários da Terra Santa. Desde 2014, atua no Centro Internacional dos Focolares como conselheira para a Itália e a Albânia, e como corresponsável pelo diálogo entre os movimentos eclesiais e as novas comunidades católicas.

O MOVIMENTO

Participam desta assembleia dos Focolares, que será concluída no dia 7, um total de 359 pessoas, representando as diferentes culturas, gerações, vocações, pertenças eclesiais e credos religiosos do Movimento, que hoje está presente em 182 países, com mais de 2 milhões de pessoas.

O Movimento dos Focolares foi fundado em 1943, em Trento, na Itália, durante a 2a Guerra Mundial, por Chiara Lubich (1920-2008), com a proposta de ser uma corrente de renovação espiritual e social e ter a fisionomia de uma grande e variada família, de um “povo novo nascido do Evangelho”. Foi aprovado em 1962 com o nome oficial de Obra de Maria.

O foco das ações é o de cooperar para a construção de um mundo mais unido, no respeito e na valorização das diferenças. Para alcançar tal meta, o movimento se empenha no diálogo e na construção de relacionamentos fraternos entre os indivíduos, povos e âmbitos culturais. Defende, também, um estilo de vida novo no campo civil, na economia e na política.

(Com informações de Focolare.org)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários