Milhares de jovens viveram a Via Sacra nas dioceses de Portugal

Os símbolos da JMJ continuam em peregrinação na Arquidiocese de Braga e serão entregues à diocese de Aveiro no dia 3 de março.

JMJ Lisboa

Na sexta-feira dia 24 de fevereiro, o Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 coordenou em todas as dioceses de Portugal a celebração da Via Sacra, como forma de preparação do encontro do próximo mês de agosto.

Com esta iniciativa, o COL pretendeu “mobilizar as dioceses de todo o país a viverem este momento com os jovens, já a pensar na Via Sacra que se realizará a 4 de agosto com o Papa, mas também como forma de preparação e reflexão para a Páscoa”, referiu em nota a organização do grande evento de Lisboa.

Foi uma iniciativa que mobilizou milhares de jovens em todo o país que fizeram a experiência da Via Sacra.

Segundo informa a Agência Ecclesia, nas estações da Via Sacra foram assinalados temas como a guerra, o desemprego, a habitação e os abusos sexuais na Igreja.

Entretanto, em Braga, os símbolos da JMJ percorrem ainda os arciprestados daquela arquidiocese no norte de Portugal. Uma passagem da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” que tem sido plena de calor humano. Uma peregrinação “surpreendente” como disse à Agência Ecclesia Alberto Gonçalves, coordenador executivo do Comité Organizador Diocesano (COD) de Braga na reportagem do jornalista Carlos Borges.

“Surpreendente, daquilo que estava planeado para os COA (Comité Organizador Arciprestal) fazerem, em coordenação com o COD, os COA têm-nos surpreendido. E também têm sido surpreendidos pela massa de jovens e de toda a população que se quis associar aos símbolos e à sua passagem”, disse Alberto Gonçalves, revelou à Agência Ecclesia.

“Toda esta massa, todos estes momentos, as pessoas que espontaneamente se chegam junto deles, ao passar que param para perceber e para rezar juntos deles, está-nos a surpreender; penso que isto ainda promete e fazer com qua haja mais mobilização para Lisboa”, acrescentou ainda o responsável do COD da Arquidiocese de Braga.

Para o bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, a peregrinação dos símbolos da JMJ na arquidiocese “está a ser empolgante” pela participação da juventude que é uma verdadeira “lufada de ar fresco”. E já vai dizendo que Braga vai invadir Lisboa em agosto para a jornada.

No próximo dia 3 de março a arquidiocese de Braga entregará os símbolos da JMJ à diocese de Aveiro.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários