O Exarcado Apostólico para os Fiéis de Rito Armênio na América Latina e México comunicou, na quarta-feira, 6, o falecimento de seu Exarca, Dom Paulo León Hakimian, em Buenos Aires, na Argentina. Ele completaria 71 anos de idade no dia 11 deste mês.
Dom Paulo é o segundo bispo católico armênio para América Latina. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco, em 4 de julho 2018. Sua ordenação episcopal se deu em 29 de setembro do mesmo ano, pelo patriarca dos católicos armênios, Gregório Pedro XX, em Roma. Também foi nomeado para a Eparquia dos Católicos Armênios da Argentina, com sede em Buenos Aires.
O velório de Dom Paulo Hakimian será realizado na manhã da segunda-feira, 11, na Paróquia Nossa Senhora de Narek, em Buenos Aires. O sepultamento acontecerá na terça-feira, 12, no mesmo templo.
Dom Paulo sucedeu a Dom Vartan Waldir Boghossian, que em nota manifestou pesar pelo falecimento: “Dom Paulo assumiu com entusiasmo em 2018 a missão de bispo de todos os armênios católicos da América Latina. O improvisado avanço de uma doença grave o levou à casa do Pai. Como bispo emérito do Exarcado Apostólico da América Latina e em nome do Padre Antonio Francisco Lelo e de sua Comunidade da Paróquia São Gregório Iluminador de São Paulo, transmito os sentidos pêsames aos familiares, especialmente à sua irmã, Margarida”.
Em nota, a presidência da CNBB manifestou profunda tristeza pela morte do bispo e destacou que “sua vida e ministério foram marcados por uma dedicação exemplar à fé. Dom Paulo deixa-nos um legado de amor, sabedoria e compaixão que continuará inspirando a todos”.