Na Argentina, número de ateus aumenta no país

close up da mao do homem esta rezando na igreja com vela acesa

Fundado pelas sociólogas Marita Carballo e Constanza Cilley, o centro de pesquisas e estatísticas Voices! publicou um estudo que mostra o aumento do ateísmo na Argentina. A pesquisa mostra que, na última década, o número de pessoas que se declaram sem religião aumentou consideravelmente. Um entre cada cinco argentinos se declara “sem religião”.

Ainda assim, 56% dos entrevistados se definem como uma pessoa religiosa, e 63% declaram que Deus tem um papel importante em suas vidas. Marita Carballo descreve em um artigo no jornal argentino Clarín que os católicos são menos numerosos que anos atrás. 

Em 2000, 84% da população se declarava católica, contra 52% em 2022. A assiduidade à igreja também sofreu uma diminuição: apenas 27% das pessoas vão pelo menos uma vez por mês à igreja. 

O estudo aponta que houve um aumento no número daqueles que buscam outras religiões ou outros tipos de práticas religiosas. Já 43% da população de- clara que faz diariamente uma oração ou meditação. 

O artigo citado explica que para a maioria das pessoas a religião é fazer bem aos outros e não necessariamente assistir a cerimônias e praticar determinados ritos.

Fonte: Gaudium Press 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários