
O Américo Vespucci, um navio italiano nomeado em homenagem ao explorador do século XV que inspirou o nome “América”, foi designado como uma igreja do Jubileu 2025, por decisão de Dom Santo Marcianò, Arcebispo do Ordinariato Militar da Itália.
Ele explicou que o Padre Mauro Medaglini, Capelão do navio, “terá a tarefa de acompanhar os marinheiros neste precioso momento do Jubileu. Durante sua longa navegação, o Vespucci sempre teve a presença de vários capelães que se alternaram, silenciosa, mas muito efetivamente, acompanhando a vida espiritual da tripulação, e eles farão isso de uma maneira particular neste ano do Jubileu da Esperança.”
O navio, que remonta a 1931, está viajando pelo mundo como embaixador cultural da Itália desde julho de 2023. Durante sua jornada, já fez escalas em lugares como Los Angeles (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Mumbai (Índia), Doha (Catar), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Cingapura, Austrália e Arábia Saudita.
Apesar de não ter uma capela designada a bordo, o capelão do navio pode celebrar a missa no tombadilho, uma estrutura elevada acima do convés, quando o tempo permite, ou em um átrio interno. A embarcação será um local, durante o jubileu, “para peregrinações sagradas e para visitas piedosas entre suas missões no mar”.
“A igreja que vive entre os militares também quer estabelecer sinais durante o ano do jubileu que expressem essa esperança que a igreja e o mundo esperam de Deus, e que Deus confia ao mundo militar”, disse Dom Santo Marcianò sobre a designação. “Isso certamente inclui os locais sagrados do jubileu, por meio dos quais nossos militares podem obter os benefícios espirituais originários da indulgência do jubileu”, concluiu.
Fonte: Catholic News Agency – CNA