Na Lituânia, Governo manda população jogar fora celulares chineses

Um relatório do órgão de segurança digital do governo local aponta que os aparelhos tinham funções de detecção e censura

Agência Brasil

Por acusações de censura, o Ministério da Defesa da Lituânia recomendou que a população não compre e até jogue fora celulares de marcas chinesas.

Um relatório do órgão de segurança digital do governo local aponta que os aparelhos tinham funções de detecção e censura de termos como “Tibete Livre”, “movimento pela democracia” e “Vida longa à independência de Taiwan”. Essa função pode ser ativada remotamente pela empresa a qualquer momento e estava desativada na União Europeia.

“Nossa recomendação é não comprar novos telefones chineses e nos livrar dos já comprados o mais rápido possível”, disse o vice-ministro da Defesa da Lituânia, Margiris Abukevicius, segundo o jornal South China Morning Post.

Fabricantes de celulares chineses negaram o caso. “Nunca restringimos nem bloquearemos qualquer comportamento pessoal de nossos usuários de smartphones, como pesquisa, ligação, navegação na web ou o uso de software de comunicação de terceiros”, informou uma das empresas, gigante do setor, em comunicado.

A companhia reforçou estar comprometida com os direitos legais dos usuários de smartphones e em conformidade com a lei geral de proteção de dados pessoais da União Europeia, cuja infração pode acarretar multa às corporações.

Fonte: Exame

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários