
Na manhã do sábado, 2, uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima foi dedicada na comuna tcheca de Koclirov. Trata-se de uma iniciativa do Apostolado Mundial de Fátima, associação pública internacional de fiéis sediada em Portugal.
Segundo um comunicado da entidade, por meio dessa réplica da Capelinha de Fátima, “pretende-se reforçar os laços com o Santuário de Fátima e ajudar os fiéis da Europa Oriental e Central que visitarem o local a crescer na sua devoção mariana, nomeadamente por meio do Rosário e da devoção ao Imaculado Coração de Maria”.
Saudando os peregrinos presentes na celebração, que contou também com a participação de representantes das conferências episcopais de 13 países da Europa, o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, ressaltou a importância da Capelinha das Aparições, “símbolo do próprio Santuário, símbolo das aparições de Nossa Senhora, símbolo da devoção mariana e da mensagem da ‘Senhora mais brilhante que o sol’”.
A nova Capelinha das Aparições marca “um laço de comunhão profunda que passa a ligar este lugar ao Santuário de Fátima; os peregrinos que aqui se reúnem para rezar aos milhões de peregrinos que, em cada ano, rezam na Cova da Iria. Em nome do Santuário de Fátima, felicito-vos pela iniciativa e agradeço todo o esforço de difusão da mensagem de Fátima”, concluiu o Reitor.
Outras réplicas da Capelinha de Fátima já foram dedicadas em diversos países, como o Brasil, Estados Unidos, Filipinas e Porto Rico, sendo uma forma de incentivar os fiéis a recorrerem à intercessão de Maria, pedindo-lhe graças. Além disso, outros projetos idênticos estão em construção no Panamá e nas Ilhas Samoa, e há a intenção de fazê-lo em algum país africano.
Fonte: Gaudium Press