Nações Unidas desejam confiança e esperança em mensagem do fim do ano

Secretário-geral lembra que a humanidade é forte quando está unida para superar divisões; apelo por convergência em 2024 destaca a necessidade de união pela ação climática, oportunidades econômicas e justiça no sistema financeiro global.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, encerra 2023 com uma mensagem que reflete um período de sofrimento, violência e desafios climáticos ao redor do mundo.

A mensagem faz um apelo pela união em favor da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos e expressa a expectativa de que 2024 seja marcado pela construção de confiança e esperança.

Humanidade

Para Guterres, a humanidade enfrenta desafios em um planeta ameaçado após registrar o ano mais quente da história. Ele destaca o aumento da pobreza e fome, o desenvolvimento de conflitos armados, além da crescente falta de confiança.

O secretário-geral sublinha que gestos de acusação não levam a lugar nenhum. Ele enfatiza a força da humanidade quando se une para superar as divisões rumo a soluções partilhadas diante de desafios atuais. 

Guterres espera consenso pela ação climática, por oportunidades na economia e por um sistema financeiro global mais justo que beneficie a todas as pessoas. Ele aponta que “a discriminação e o ódio que envenenam as relações entre países e comunidades” devem ser enfrentados de forma conjunta.

Novas tecnologias

A inteligência artificial foi um tema presente na mensagem, com um pedido de Guterres para que as novas tecnologias estejam a serviço do bem. 

O secretário-geral garante que haverá a mobilização das Nações Unidas para as várias realizações em que for necessária.

Em 2024, um dos maiores eventos agendados pela organização é a Cúpula do Futuro para dar resposta a choques globais dos últimos anos, incluindo a pandemia, a guerras e a tripla crise planetária.

A meta é reforçar a cooperação internacional em meio aos desafios e diminuir as disparidades em áreas como governança global consolidando compromissos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: ONU News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários