Após um intervalo de dois anos sem celebrações devido à pandemia de COVID-19, cerca de meio milhão de devotos lotaram as ruas de Naga, nas Filipinas, para participar da procissão de Nossa Senhora da Peñafrancia, venerada na cidade desde 1710.
Iniciada na sexta-feira, 9, esta edição do evento segue o tema “Maria acompanha nosso caminho rumo a uma Igreja sinodal”. As comemorações terão seu ápice no dia 17, com uma tradicional procissão fluvial presidida pelo Cardeal José Advincula, Arcebispo de Manila.
Em sua homilia, o Arcebispo de Cáceres, Dom Rolando Tria Tirona, ressaltou a importância da comunhão de amor na família com a inspiração de Maria, que exemplifica a atenção, o alimento e o apoio genuíno a seu Filho.
No dia 13 de maio de 1920, o Papa Bento XV concedeu à imagem um decreto de coroação canônica. O rito de coroação foi executado em 24 de setembro de 1924 com o delegado apostólico, Guglielmo Piani. A festa solene é celebrada no dia 18 de setembro e a imagem é conservada no Santuário Nacional e Basílica Menor de Nossa Senhora da Peñafrancia.
Fonte: Gaudium Press