Nicarágua: outro bispo preso

Ele é o bispo de Siuna, Isidoro Mora, que foi preso depois de rezar por dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, condenado sem julgamento a 26 anos de prisão e na cadeia desde fevereiro passado. A ONU denuncia: o país está se afastando cada vez mais do estado de direito.

Foto: Diocese de Siuna

A polícia nicaraguense prendeu o bispo de Siuna, dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, na quarta-feira, 20 de dezembro. Ele é o segundo prelado detido no país, depois de dom Rolando José Álvarez Lagos, bispo de Matagalpa e administrador apostólico da diocese de Estelí, que foi condenado a 26 anos de prisão sem o devido processo sob a acusação de conspiração, divulgação de notícias falsas, obstrução da justiça e desacato às autoridades, e que está na prisão desde fevereiro passado, depois de estar em prisão domiciliar desde agosto de 2022.

De acordo com os relatos, dom Mora foi detido pela polícia e por paramilitares “a caminho da celebração de crismas na paróquia de La Cruz de Rio Grande”. Junto com ele, “os seminaristas Alester Sáenz e Tony Palacio também foram presos”. Até o momento, o paradeiro dos três homens é desconhecido.

Preso após rezar por dom Álvarez

Segundo a imprensa independente do país, que cita fontes da Igreja, na origem da prisão do bispo de Siuna esteve a homilia que dom Mora fez em 20 de dezembro na Catedral de São Pedro Apóstolo. Naquela ocasião, o prelado informou que a Conferência Episcopal da Nicarágua continua rezando por dom Álvarez. “Estamos sempre unidos em oração pela amada diocese de Matagalpa”, disse dom Mora, “rezando por dom Rolando e por cada um de vocês”. Em seguida, concluiu: “Estamos unidos na oração, na comunhão, na fé, no amor, na ternura”.

Um país que está se afastando cada vez mais do estado de direito

Nos últimos dias, o vice-alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, declarou que a Nicarágua está se afastando “cada vez mais” do Estado de Direito e, em particular, “das liberdades fundamentais, agravando o sofrimento das pessoas, alimentando o êxodo dos jovens e minando o futuro das instituições democráticas”. Em seguida, denunciou o fato de que as autoridades de Manágua continuam “perseguindo aqueles que podem contribuir com uma visão alternativa para a esfera pública, como líderes políticos e indígenas, membros da Igreja Católica, ativistas e jornalistas”. Nesse contexto”, enfatizou, “as restrições ao espaço cívico continuam, com repetidos casos de detenção arbitrária contra aqueles que exercem suas liberdades fundamentais”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários