Nigéria declara estado de emergência por escassez de alimentos

O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, declarou na sexta-feira, 14, estado de emergência devido ao aumento dos preços dos alimentos, o que levou a uma escassez de produtos alimentícios no país. 

Tinubu removeu o subsídio aos combustíveis, o que fez com que os preços aumentassem em até 200%. No entanto, o mandatário nigeriano defendeu a medida, afirmando que é essencial usar esse dinheiro de maneira mais eficaz, como fornecer fertilizantes e grãos aos agricultores. Outra iniciativa do governo para intervir na situação é pagar dez dólares por mês às famílias mais vulneráveis, durante um semestre.

Em janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório que projetou que mais de 25 milhões de nigerianos estavam em alto risco de insegurança alimentar, ou seja, não seriam capazes de comprar alimentos nutritivos suficientes todos os dias. Apesar da projeção ter sido publicada este ano, as preocupações com a insegurança alimentar generalizada na Nigéria, o país mais populoso da África, são antigas.

Fonte: Veja

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários