Na Nicarágua, governo fecha seis estações de rádio pertencentes à Igreja

Autoridades nicaraguenses ordenaram o fechamento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica na segunda-feira, dia 1º, e cercaram uma delas com a tropa de choque, disseram autoridades da igreja. 

Dom Rolando Álvarez, Bispo da Diocese de Matagalpa, no Norte do país, disse durante a missa que recebeu uma carta da agência estatal de telecomunicações Telcor, informando sobre os fechamentos. Ele considerou a medida “uma injustiça” e instou o diretor da Telcor a mostrar a legalidade. 

O Bispo tem sido um dos críticos mais sinceros do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega. Ele pediu a libertação de prisioneiros, incluindo vários líderes da oposição política, e, no início deste ano, fez uma greve de fome para protestar contra o que chamou de “perseguição policial” contra ele. 

Dom Rolando também afirmou que a polícia ocupou a casa paroquial em Sebaco, onde funcionava uma das estações de rádio. Sebaco fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de Manágua. 

A Diocese de Matagalpa denunciou a ocupação em um comunicado. Ele disse que o Padre Uriel Vallejos, Pároco, também crítico do governo, estava dentro da casa no momento da ocupação. 

“Queremos deixar claro que se eles tocarem um de nossos padres, eles tocarão toda a Diocese de Matagalpa”, disse o comunicado. 

O Padre Uriel Vallejos convocou os fiéis a irem à casa paroquial para protegê-lo. “Estou sendo assediado; a polícia quebrou as fechaduras da capela para entrar onde o equipamento (de rádio) está”, escreveu ele. “A polícia está atacando os fiéis que estão dentro da escola (ao lado).”

O governo não comentou publicamente a respeito do o fechamento das estações de rádio. Em novembro, Daniel Ortega ganhou um quarto mandato consecutivo depois de bloquear seus potenciais adversários em eleições que governos estrangeiros chamaram de farsa. Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções a membros de seu governo e familiares.

Fonte: Crux Now 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários