No Peru, nova presidente propõe a antecipação das eleições

Foto: Governo do Peru

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, afirmou na segunda-feira, 12, que apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar em dois anos as eleições gerais. O anúncio foi feito em meio a manifestações violentas no país, após a deposição do ex-líder Pedro Castillo.

Ela foi empossada depois que Castillo foi destituído pelo Congresso e preso por tentar dissolver o Poder Legislativo, em um esforço para evitar uma votação de impeachment contra ele.

“Resolvi apresentar um projeto de lei para chegar a um acordo com o Congresso para antecipar as eleições gerais para abril de 2024”, disse Dina, durante um pronunciamento à nação.

A declaração de Dina de que apresentará o projeto de lei nos “próximos dias” ocorre depois da morte de sete pessoas durante os confrontos, além de ter deixado 32 civis e 24 policiais feridos, exigindo que o país realizasse eleições gerais após a deposição de Castillo.

O desejo dos manifestantes, simpatizantes do presidente anterior, é impedir que Dina permaneça no poder até 2026, quando o mandato de Castillo terminaria. Alguns manifestantes também pedem que o Congresso seja fechado. (JFF)

Fonte: UOL, Poder 360

Leia mais
Brasil transmite à Hungria a liderança dos países que defendem a vida desde a concepção
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários