No Zimbábue, estudantes ganham prêmios internacionais por simulação de tribunal

Reprodução do Twitter do Presidente do Zimbábue

Um grupo de estudantes do ensino médio do Zimbábue que se tornou campeão europeu e mundial da competição de simulação de tribunal foi amplamente elogiado em um país em que o sistema educacional é assolado por financiamento insuficiente, falta de materiais e greves de professores. 

Composto por 11 membros, sendo nove meninas e dois meninos, com idades entre 14 e 18 anos e provenientes de diferentes escolas, o grupo sagrou-se campeão mundial depois de vencer a International High School Moot Court, realizada on-line. Uma equipe da cidade de Nova York ficou em segundo lugar na competição, na qual os participantes usaram casos fictícios para simular procedimentos nas câmaras de pré-julgamento do Tribunal Penal Internacional. 

O Zimbábue também foi coroado campeão da Europa depois de derrotar os Países Baixos nas finais da European Moot Competition. Foi a primeira vez que o país competiu em ambos os eventos. 

Os organizadores da edição europeia ficaram tão impressionados com o desempenho do Zimbábue na competição internacional que convidaram o grupo a ser o primeiro país africano a participar da competição na Europa, que aconteceu na Romênia. 

As vitórias nos eventos de simulação do tribunal internacional “significam muito para nós, educadores do Zimbábue”, disse Kudzai Mutsure, responsável pelo Convento Dominicano, uma escola católica só para meninas em Harare, na qual alguns dos membros da equipe vencedora estão matriculados. 

“Levamos muito a sério as atividades acadêmicas, esportivas e culturais”, disse Mutsure. “Um estudante pode florescer em uma dessas áreas.”

Fonte: Crux Now 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários