‘Nunca percam a esperança’, diz o Papa Francisco ao se despedir do Sudão do Sul

Na conclusão da última que presidiu no País, no domingo, 5, Pontífice disse que sul-sudaneses estão em seu coração.

Francisco a caminho do embarque para o retorno a Roma (fotos: Vatican Media)

O Papa Francisco deixou o Sudão do Sul ao final da manhã do domingo, 5 (no horário local), partindo do aeroporto de Juma, capital do país, com destino a Roma, encerrando, assim, sua 40a viagem apostólica internacional, durante a qual também esteve na República Democrática do Congo.

No aeroporto Internacional de Juba, o Papa Francisco, junto com o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, Iain Greenshields, foram acolhidos pelo presidente da República, Salva Kiir Mayardit. O Papa se deteve por alguns momentos com o presidente do Sudão do Sul.

Após a saudação das delegações e a guarda de honra, Francisco subiu a bordo do avião a ITA Airways que o traz para Roma. Justin Welby e Iain Greenshields também viajam com o Papa.

O lema da visita ao Sudão do Sul foi “Para que todos sejam um”, extraído do Evangelho de João, capítulo 17. A esperança vivida nestes dias em terras sul-sudanesas com a presença dos três líderes religiosos era de ajudar a selar definitivamente o acordo de paz no país, nascido oficialmente em 9 de julho 2011, após a separação do Sudão.

De fato, a presença dos três líderes religiosos foi uma expressão muito significativa do ecumenismo, um ecumenismo de testemunho, afirmou antes da viagem o cardeal secretário Pietro Parolin, observando que “as Igrejas cristãs trabalham a serviço de toda a população, onde muito frequentemente o Estado e às vezes até mesmo as agências internacionais não conseguem chegar. Portanto, elas gozam de confiança e autoridade entre a população e isto lhes permitiu desempenhar um papel significativo no complexo diálogo internacional”.

O Sudão do Sul vem sendo marcado pela violência desde sua independência. Na véspera da chegada do Papa, 27 pessoas foram mortas no Estado da Equatoria Central, no confronto entre pastores de gado e membros de uma milícia. 

UMA MENSAGEM FINAL DE ESPERANÇA

Fiéis acompanham a missa conclusiva presidida pelo Papa em Juba, no domingo, 5

Na conclusão da Santa Missa realizada na manhã do domingo, 5, no Mausoléu de John Garang, o Papa Francisco fez a sua última saudação aos fiéis que chegaram, não sem esforço, de todo o país para participar da celebração e ouvir suas palavras.

O Santo Padre afirmou mais uma vez: “no Sudão do Sul há uma Igreja corajosa”. O Papa aproveitou o momento para agradecer à acolhida recebida, pelo trabalho de tantos, pela fé e pelo afeto demonstrado por todos. Em suas palavras há um reconhecimento especial pela contribuição dada à Igreja e à sociedade pelas mulheres.

Francisco recordou que a Igreja no Sudão já deu à Igreja dois santos, São Daniel Comboni e Santa Josefina Bakhita, “uma grande mulher, que com a graça de Deus transformou em esperança o sofrimento que padeceu”, disse o Papa referindo-se à Santa que a todos transmitiu sinais de esperança.

“Esperança é a palavra que eu gostaria de deixar para cada um de vocês, como um presente a ser compartilhado, como uma semente que dá frutos. Como nos recorda a figura de Santa Josefina, a esperança, especialmente aqui, está no signo da mulher e eu gostaria de agradecer e abençoar de maneira especial todas as mulheres do país”.

Além de esperança, Francisco transmitiu aos sul-sudaneses uma mensagem de paz.

“Com meus irmãos Justin e Iain, a quem agradeço de coração, viemos aqui e continuaremos a acompanhar seus passos, fazendo tudo o que pudermos para torná-los passos de paz, passos em direção à paz. Gostaria de confiar o caminho da reconciliação e da paz a outra mulher, a maior e ao mesmo tempo a menor, a mais alta e ao mesmo tempo a mais próxima de nós, a cada um de nós. Ela é nossa terna Mãe Maria, a Rainha da Paz”.

“A ela confiamos a causa da paz no Sudão do Sul e em todo o continente africano, onde tantos de nossos irmãos e irmãs na fé sofrem perseguição e perigo, onde tantas pessoas sofrem por causa de conflitos, exploração e pobreza. A Nossa Senhora também confiamos a paz no mundo, especialmente nos muitos países que estão em guerra, como a martirizada Ucrânia”.

As palavras finais de Francisco foram ainda de afeto ao povo do Sudão do Sul: “vocês estão no meu coração, vocês estão nos nossos corações, vocês estão no coração dos cristãos do mundo inteiro”, asseguro: “Nunca percam a esperança. E que não se perca a oportunidade de construir a paz”.

Fonte: Vatican News

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Roberto Pereira Dias
Roberto Pereira Dias
1 ano atrás

Rezo pels paz no mundo 🌎 mais também peço a todos que rezem pelo meu Brasil!!!!