O verdadeiro significado do Natal no cuidado dos outros: os missionários nunca param

Reprodução do Facebook

“Esta é a última notícia de Kolowaré. Na quinta-feira, 30 de dezembro, irei me mudar para Lomé para acompanhar um grupo de jovens que estão pensando em ingressar na nossa comunidade”. Assim começou a mensagem que o Padre Silvano Galli, sacerdote da Sociedade para as Missões Africanas (SMA) da pequena missão de Kolowarè, do Togo.

O Padre Galli fala de quando chegou a Kolowaré de férias em 2004. “Desde então estou aqui. Vim da Costa do Marfim, descobri outro país, o Togo, outros povos, os Tem-Kotokoli. Mesmo que não o tenham feito Conheçam-me, fui acolhido como irmão, tanto por cristãos como por muçulmanos que partilharam a sua cultura, que por sua vez procurei partilhar e tornar conhecida”, destaca o sacerdote.

“Juntamente com os filhos das escolas das nossas irmãs Notre Dame des Apôtres (NDA) de Sokodé, Irmã Christine, Diretora da escola, as professoras, desejamos-lhe os melhores votos de um Natal que abra os nossos corações às dimensões do mundo.  Digo ‘nossas irmãs’ porque foram fundadas pelo segundo Superior geral da SMA, Padre Augustin Planque”, acrescenta o missionário.

“Jesus é um presente de Deus ao mundo; os Reis Sábios trazem-lhe presentes, assim como o Pai Natal às crianças”, continuou o Padre. Alguns deles, porém, não apenas dizem “Eu quero, eu quero!’’, mas carregam ações inesperadas e revolucionárias: dão a sua vez porque compreenderam o significado do Natal, são movidas pela ternura e pelo cuidado pelos outros, querem tornar-se parte ativa e participante daquilo que vivenciam e o fazem com o entusiasmo.

Padre Silvano conclui agradecendo a todos aqueles que o acompanharam ao longo dos anos, com oração, amizade, apoio e participação ativa “naquilo que procuramos fazer para estar perto dos meus companheiros de viagem, especialmente aqueles que lutam com mais esforço nos caminhos de vida”.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários