Onda de Covid de ano novo fecha igrejas de Manila

Capital filipina sobe nível de alerta e espera aumento de infecções decorrentes de atividades da época festiva

Santuário Nacional de São Judas Tadeu, Manila – internet

Duas igrejas católicas em Manila foram forçadas a fechar depois que padres e funcionários testaram positivo em meio a um novo surto de infecções por Covid-19, que o governo atribuiu às atividades da época festiva.

O Santuário Nacional de São Judas Tadeu e a paróquia de São Vicente de Ferrer, em Manila, anunciaram que estavam suspendendo os serviços religiosos, incluindo missas, de 1º a 14 de janeiro, porque os infectados deveriam entrar em quarentena.

“Um padre e três funcionários da Igreja deram positivo”, disse o reitor do santuário, padre Lino Nicasio.

Católicos de todo o país se aglomeraram no santuário de São Judas Tadeu durante as férias de Natal, já que São Judas é o santo padroeiro das causas perdidas.

“Humildemente estimulamos todos os nossos paroquianos a gentilmente seguir nossas missas por meio de nossa conta no Facebook, em vez de orar dentro da igreja. Precisamos estar vigilantes, pois o número de casos Covid-19 está aumentando ”, acrescentou o padre Nicasio.

Enquanto isso, vários trabalhadores da Igreja na paróquia de Saint Vincent Ferrer em Manila também testaram positivo para o vírus em 2 de janeiro, forçando o pároco a fechar as portas.

“Nosso padre visitante também nos informou que está experimentando uma grande fadiga e sonolência, consistente com os sintomas de Covid-19”, disse o pároco, padre Jun Toribio.

O fechamento de igrejas ocorreu em meio a um recente aumento de casos de coronavírus que se acredita estarem ligados à variante omicron, forçando o governo a aumentar seu nível de alerta de vírus.

“Há uma grande possibilidade de transmissão local da variante omicron … Nos próximos dias, podemos ver um aumento nas infecções por causa dos feriados”, disse o porta-voz presidencial em exercício, Karlo Nograles.

Ele disse que apenas pessoas totalmente vacinadas seriam permitidas em restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos comerciais.

Os velórios e funerais devem ser limitados a 30% da capacidade do local interno para pessoas totalmente vacinadas e 50% da capacidade do local externo.

As aulas presenciais também foram suspensas, enquanto bares, clubes, salas de concerto e outros locais de entretenimento estão proibidos.

Em 2 de janeiro, Filipinas registraram 4.600 novos casos de Covid, a maior contagem em um único dia desde 29 de outubro de 2020, perfazendo um total de 21.418 casos ativos, de acordo com dados do governo.

Fonte: UCA News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários