Onda de Covid de ano novo fecha igrejas de Manila

Capital filipina sobe nível de alerta e espera aumento de infecções decorrentes de atividades da época festiva

Onda de Covid de ano novo fecha igrejas de Manila, Jornal O São Paulo
Santuário Nacional de São Judas Tadeu, Manila - internet

Duas igrejas católicas em Manila foram forçadas a fechar depois que padres e funcionários testaram positivo em meio a um novo surto de infecções por Covid-19, que o governo atribuiu às atividades da época festiva.

O Santuário Nacional de São Judas Tadeu e a paróquia de São Vicente de Ferrer, em Manila, anunciaram que estavam suspendendo os serviços religiosos, incluindo missas, de 1º a 14 de janeiro, porque os infectados deveriam entrar em quarentena.

“Um padre e três funcionários da Igreja deram positivo”, disse o reitor do santuário, padre Lino Nicasio.

Católicos de todo o país se aglomeraram no santuário de São Judas Tadeu durante as férias de Natal, já que São Judas é o santo padroeiro das causas perdidas.

“Humildemente estimulamos todos os nossos paroquianos a gentilmente seguir nossas missas por meio de nossa conta no Facebook, em vez de orar dentro da igreja. Precisamos estar vigilantes, pois o número de casos Covid-19 está aumentando ”, acrescentou o padre Nicasio.

Enquanto isso, vários trabalhadores da Igreja na paróquia de Saint Vincent Ferrer em Manila também testaram positivo para o vírus em 2 de janeiro, forçando o pároco a fechar as portas.

“Nosso padre visitante também nos informou que está experimentando uma grande fadiga e sonolência, consistente com os sintomas de Covid-19”, disse o pároco, padre Jun Toribio.

O fechamento de igrejas ocorreu em meio a um recente aumento de casos de coronavírus que se acredita estarem ligados à variante omicron, forçando o governo a aumentar seu nível de alerta de vírus.

“Há uma grande possibilidade de transmissão local da variante omicron ... Nos próximos dias, podemos ver um aumento nas infecções por causa dos feriados”, disse o porta-voz presidencial em exercício, Karlo Nograles.

Ele disse que apenas pessoas totalmente vacinadas seriam permitidas em restaurantes, cinemas e outros estabelecimentos comerciais.

Os velórios e funerais devem ser limitados a 30% da capacidade do local interno para pessoas totalmente vacinadas e 50% da capacidade do local externo.

As aulas presenciais também foram suspensas, enquanto bares, clubes, salas de concerto e outros locais de entretenimento estão proibidos.

Em 2 de janeiro, Filipinas registraram 4.600 novos casos de Covid, a maior contagem em um único dia desde 29 de outubro de 2020, perfazendo um total de 21.418 casos ativos, de acordo com dados do governo.

Fonte: UCA News

Deixe um comentário