ONU celebra Dia Internacional da Solidariedade Humana com foco na erradicação da pobreza

Data foi proclamada pela Assembleia Geral em 2005, com o objetivo de promover a cultura da solidariedade e do espírito de partilha; conceito tem definido o trabalho das Nações Unidas desde o nascimento da organização.

ONU celebra Dia Internacional da Solidariedade Humana com foco na erradicação da pobreza, Jornal O São Paulo
Data foi proclamada pela Assembleia Geral em 2005, com o objetivo de promover a cultura da solidariedade e do espírito de partilha – MINUSTAH/Logan Abassi

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é comemorado neste 20 de dezembro. A ONU considera que a virtude é um dos valores fundamentais das relações internacionais no século 21, em que os que menos sofrem ou menos se beneficiam merecem a ajuda dos que mais se beneficiam.

Com a globalização e o crescimento da desigualdade, o fortalecimento da solidariedade internacional é indispensável.

Cerca de 34% das famílias africanas vivem abaixo da linha de pobreza de US$ 1,90 por dia.
Cerca de 34% das famílias africanas vivem abaixo da linha de pobreza de US$ 1,90 por dia. – Uncdf

Combate à pobreza

A data foi proclamada pela Assembleia Geral em 2005, com o objetivo de promover a cultura da solidariedade e do espírito de partilha. Outra ação do órgão foi a criação do Fundo Mundial de Solidariedade com foco na luta contra a pobreza.

conceito de solidariedade tem definido o trabalho das Nações Unidas desde o nascimento da organização. A criação da ONU uniu os povos e nações do mundo para promover a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento social e econômico.

A Organização foi fundada na premissa básica de unidade e harmonia entre seus membros, expressa no conceito de segurança coletiva que conta com a solidariedade de seus membros para se unir “para manter a paz e a segurança internacionais”.

A Agenda de Desenvolvimento Sustentável é centrada nas pessoas e no planeta, sustentada pelos direitos humanos e apoiada por uma parceria global determinada a tirar as pessoas da pobreza, fome e doenças. Assim, ela é construída sobre uma base de cooperação e solidariedade globais.

Assembleia Geral reitera que é importante atingir uma paz duradoura
Foto: ONU

Celebração

A ONU destaca que o Dia Internacional da Solidariedade Humana é um dia para celebrar a unidade na diversidade e lembrar os governos de respeitarem seus compromissos com os acordos internacionais.

É também um dia para conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e estimular o debate sobre as formas de promover a solidariedade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo a erradicação da pobreza. Além incentivar novas iniciativas para a erradicação da pobreza.

Fonte: ONU

Leia mais
‘Juntos na fraternidade e na solidariedade’, exorta o Papa na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2023

Deixe um comentário