![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2025/02/Padre-birmanes-assassinado_AIS.jpg)
O Padre Donald Martin Ye Naing Win, 44, da Arquidiocese de Mandalay, é o primeiro sacerdote católico birmanês morto no conflito civil que assombra o Mianmar. O corpo, mutilado por facadas, foi encontrado pelos paroquianos em 14 de fevereiro, no terreno da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde era Pároco. A igreja está localizada na aldeia de Kan Gyi Taw, no território do distrito de Shwe Bo, que faz parte da região de Sagaing.
A notícia causou choque e profunda tristeza na comunidade local. Os fiéis mobilizaram-se para tentar compreender a causa do assassinato e a identidade dos assassinos. A região de Sagaing, no norte de Mianmar, é uma daquelas onde os combates e confrontos entre as Forças de Defesa Popular e o exército birmanês ocorrem diariamente.
Padre Donald foi ordenado sacerdote em 2018. Neste período de guerra civil, desempenhou a sua tarefa de pastor de almas com zelo, fidelidade e obediência, administrando os sacramentos na paróquia e procurando estar próximo da comunidade sofredora. Além disso, como tantos outros sacerdotes, dedicou-se à assistência humanitária aos deslocados espalhados pelo território, levando-lhes consolo espiritual e ajuda material.
Fonte: Agência Fides