Padres e irmãos Palotinos realizam sua XXII Assembleia Geral

A Sociedade do Apostolado Católico (SAC), comunidade dos padres e irmãos Palotinos, celebra sua XXII Assembleia Geral, de 19 de setembro a 8 de outubro, na cidade de Konstancin, na Polônia.

Foto: Divulgação

A Assembleia Geral é, primeiramente, um evento espiritual, não somente organizacional, e requer um processo de discernimento comunitário para tomada de decisões. O Cenáculo, contemplado pelo santo Fundador, São Vicente Pallotti, é o modelo para toda a Família Palotina de ação eclesial e de sinodalidade.

Inspirados pelo Espírito Santo e sob a proteção de Maria, os apóstolos reunidos no Cenáculo, graças à oração constante e à prática da caridade, foram profundamente transformados para irem até os confins da terra como discípulos missionários de Jesus, para proclamar a boa notícia da salvação.

Um evento espiritual como a Assembleia Geral é preparado conforme as Leis da SAC, sendo composto por membros que exercem funções específicas (membros ex officio) e por membros eleitos, totalizando 79 membros. 

O tema principal da XXII Assembleia Geral da SAC, considerando a pandemia do COVID-19, é “movidos pela compaixão”. A compaixão de Jesus Cristo sempre foi expressiva, “vendo uma grande multidão, teve compaixão” (Mc 6,34). A SAC é uma comunidade apostólica: nossa administração, nossos bens, nossos estudos, nosso lazer, nossos interesses devem nos levar à compaixão que gera o apostolado. São Vicente Pallotti procurou despertar uma profunda compaixão em si e nas outras pessoas (OOCC X, 20) e o resultado eram as obras de apostolado.

Portanto, há dois aspectos fundamentais para a XXII Assembleia Geral: a sinodalidade e a compaixão. Esses dois aspectos não são apenas palavras ou vagos sentimentos, não são estratégias metodológicas em vista de objetivos milimetricamente planejados. A ação do Espírito Santo na Igreja é sempre renovadora e, tantas vezes, imprevisível. Deus tem muito a dizer a todos os membros da SAC por meio da Assembleia Geral e somos convidados a uma abertura do coração, da mente e da alma. As novidades sempre acontecem porque é um evento espiritual e eclesial, é uma obra de Deus que, pela ação do Espírito Santo, conduz para as águas mais profundas e exige uma resposta apostólica de toda a comunidade.

Os Palotinos chegaram na Arquidiocese de São Paulo em 1928 e a XXII Assembleia Geral da SAC será também uma contribuição à evangelização dessa grande cidade.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários