Papa Francisco inicia viagem apostólica a Portugal

Pontífice chegou a Lisboa, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude até domingo, 6

O Papa Francisco, de 86 anos, chegou na manhã da quarta-feira, 2, a Lisboa, onde são aguardados 1 milhão de peregrinos, de 200 países, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciada na terça-feira, dia 1, e que prossegue até o domingo, 6.

“Voltarei (desta viagem) rejuvenescido”, disse aos cerca de 70 jornalistas que o acompanhavam no avião que aterrisou às 9h45 (horário local) na Base Aérea de Figo Maduro, na capital portuguesa.

O Pontífice foi recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Duas crianças em vestes tradicionais lhe ofereceram flores. Em cadeira de rodas, o Papa saudou então as delegações presentes e a Guarda de Honra, enquanto se dirigia para a VIP Lounge montada no Hangar da Base Aérea, onde conversou por alguns minutos com o presidente português, antes de se dirigir ao Palácio Nacional de Belém, distante 6,7 km, para a cerimônia de boas-vindas.

Com 11 pronunciamentos, entre discursos e homilias, e cerca de vinte encontros, o programa desta 42ª Viagem Apostólica promete ser movimentado para o jesuíta argentino, dois meses após a cirurgia a que foi submetido no Hospital Gemelli.

Nos diversos encontros, Francisco tratará de temas como fé, conversão, fraternidade, paz, guerra na Ucrânia, cuidado com a “Casa Comum, justiça social.

MENSAGEM A 3 PAÍSES

Durante o voo de Roma a Lisboa, o Pontífice enviou três telegramas aos chefes de Estado dos países sobrevoados durante a viagem de pouco mais de 3 horas até a Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.

Assim, Francisco escreveu em língua italiana ao presidente da Itália, Sergio Mattarella:

“No momento em que estou prestes a partir para Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, animado pela alegria de me encontrar com os jovens provenientes de todo o mundo, espero que, movidos pela fé e ansiosos por ‘levantar-se e partir’, eles tirem força do encontro com Cristo e sejam encorajados na busca pela verdade e pelo sentido da vida. Certo de compartilhar essa esperança com o senhor, senhor presidente, tenho o prazer de dirigir-lhe a minha cordial saudação, que estendo a todos os italianos, acompanhando-a com o desejo de oração, de paz e de prosperidade”.

Por sua vez, o presidente italiano enviou uma mensagem ao Papa com “pensamentos afetudosos juntamente às expressões da mais profunda consideração” pelo Pontífice. Mattarella também agradeceu pelo telegrama recebido no momento em que parte para Portugal e acrescentou:

“A Viagem Apostólica por ocasião da XXXVII Jornada Mundial da Juventude representa uma oportunidade extraordinária de encontro com tantos jovens de todo o mundo, que testemunharão com amizade e fé a confiança no futuro e o desejo de construir um mundo mais inclusivo e solidário.”

Durante o trajeto que o levou a Lisboa, o Papa deu seguimento aos telegramas, dirigindos-se sempre em inglês e enviando saudações aos cidadãos dos outros dois países sobrevoados: França e Espanha.

Para o presidente francês, Emmanuel Macron, ao passar pelo espaço aéreo da França a caminho de Portugal, Francisco enviou os melhores votos ao chefe de Estado e a seus cidadãos, ao mesmo tempo em que assegurou “orações pela paz e pelo bem-estar da nação”.

No telegrama ao rei da Espanha, Sua Majestada Felipe VI, o Papa saudou a família real e o povo do país e disse lembrar de todos nas orações, invocando sobre o reino “bênçãos de serenidade e alegria de Deus Todo-Poderoso”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários