Papa Francisco nomeia secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina

Emilce Cuda trabalhará ao lado de Rodrigo Guerra López, também secretário desta comissão pontifícia.

Foto: Celam

O Papa Francisco nomeou a professora Emilce Cuda como secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina. Desde julho de 2021, ela era Chefe do Escritório dessa Pontifícia Comissão.

Emilde Cuda terá a mesma função que já exercida pelo professor Rodrigo Guerra López. Eles atuarão em condição de igualdade.

A notícia foi divulgada na sexta-feira, 18, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, em seu boletim diário.

BIOGRAFIA

Emilce Cuda é professora de Teologia na Universidade Pontificia Católica Argentina e na St. Thomas University, nos Estados Unidos. Tem doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina Santa María de Buenos Aires (UCA). Estudou Filosofia na Universidade de Buenos Aires (UBA). É professora-pesquisadora na área de Teologia Política na UCA, na UBA e na Universidade Nacional Arturo Jauretche (UNAJ). Professora visitante na Boston College University, Northwestern University e Paul University nos Estados Unidos.

Emilde Cuda integra a equipe de consultoria profissional do Conselho

Episcopal Latino-Americano (Celam) para a área de política e trabalho; e a equipe de especialistas internacionais do Programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT): O Futuro do Trabalho.

SOBRE A COMISSÃO PARA A AMÉRICA LATINA

A Pontifícia Comissão para a América Latina é um organismo da Cúria Romana criado em 1958 cuja função primordial é “aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina” e “estudar questões que se refiram à vida e ao progresso das referidas Igrejas, especialmente estando à disposição tanto dos departamentos da Cúria interessados ​​em razão de sua competência, como das próprias Igrejas para resolver tais questões”, conforme consta na constituição apostólica Pastor Bonus, art. 83, proclamada por São João Paulo II.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários