Papa parabeniza Cardeal Hummes por título de Doutor Honoris Causa

Cardeal Cláudio Hummes (reprodução da internet)

Por meio de uma mensagem manuscrita, o Papa Francisco congratulou o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), pelo título de Doutor Honoris Causa recebido da Universidade Nacional de Rosário (UNR), da Argentina.

A cerimônia de entrega do título aconteceu na quinta-feira, 17, de forma virtual. O reconhecimento foi dado por sua dedicação na promoção e defesa dos povos da Amazônia.

O Santo Padre diz estar “feliz com esta decisão porque se trata de dar graças a Deus e à vida, por nos ter dado estes companheiros de caminho, estes líderes que têm a coragem de abrir trilhas, caminhos e de provocar sonhos; a coragem de continuar sempre olhando o horizonte sobre os problemas e dificuldades do caminho”.

‘Semeador de esperança’

O Pontífice recordou que Dom Cláudio foi relator geral do Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019, definindo-o como um “semeador de esperança”.

Francisco expressou sua gratidão ao Cardeal brasileiro, a quem diz dever tanto, pelo “exemplo que me deu durante a sua vida”, recordando duas frases que ficaram na história, pronunciadas pouco depois de ter sido eleito Papa, quando lhe disse, “é assim que o Espírito Santo age”, e juntamente com isso “não se esqueça dos pobres”.

O Purpurado de 86 anos também é Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi o primeiro Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

Dom Cláudio agradeceu as palavras do Santo Padre e afirmou não ser merecedor de tanto apreço. “Não creio ser merecedor de tal distinção, mas fico feliz em representar as vozes dos povos amazônicos”, afirmou o cardeal. 

O Título

Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito.

Veja a mensagem do Papa Francisco ao Cardeal Cláudio Hummes:

(Com informações de Vatican News e Repam)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários