Pesquisa aponta defasagens no rastreamento do câncer na África e nas Américas

Estudo com 84 países avaliou serviços de triagem para três tipos de câncer; Brasil, Portugal e Moçambique integram a lista de nações avaliadas; exames importantes só estão disponíveis se forem pagos, em vários contextos.

Um oncologista consulta uma paciente com câncer em um hospital em Lyon, na França.
OMS/Gilles Reboux

O projeto Rastreamento do Câncer em Cinco Continentes lançou seu relatório inaugural nesta quinta-feira. O levantamento analisa a organização e implementação de programas de triagem de câncer de mama, colo do útero e colorretal.

Publicado na revista Nature Medicine, o estudo coletou dados de 84 países. A lista inclui 17 nações da África, 27 das Américas, 10 da Ásia, 29 da Europa e uma da Oceania. A relação inclui Brasil, Portugal e Moçambique.

Alta variação em serviços para câncer de mama

A iniciativa é liderada por cientistas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, Iarc, e contou com a colaboração dos Ministérios da Saúde dos países pesquisados. O estudo revela uma significativa variação na organização e performance dos programas entre os Estados.

Em relação ao câncer de mama, houve alta variação nos dados. O país com menor cobertura de rastreamento foi Bangladesh, com 1,7% e o maior o Reino Unido, com 85,5%.

Em geral, os países de renda alta apresentam programas mais bem organizados em comparação com nações de rendas média e baixa. Um dos fatores que explica a diferença é a existência de leis que tornam a triagem de câncer de mama obrigatória em 41,2% dos países de renda alta analisados.

Dificuldade com exames de câncer do colo do útero

Para os serviços de rastreamento de câncer de colo do útero foi identificada uma alta proporção de acesso gratuito. Essa é a realidade em 81,3% dos países africanos analisados em 86,4% dos que estão nas Américas e saíram na pesquisa.

No entanto, a colposcopia e a biópsia estão disponíveis apenas como serviços pagos em 50% dos países africanos incluídos na pesquisa e em 59,1% dos países americanos analisados.  

Os programas de rastreamento de câncer colorretal foram considerados mais bem organizados do que os de rastreamento de câncer de mama ou colo do útero, com uma alta proporção de programas com orçamento específico dedicado.

Américas tem 1,4 milhão de mortes

Nas Américas, 72,2% dos serviços têm essa condição, na Ásia 100% e na Europa 92,3%. Nessas três regiões, o fornecimento de serviços de triagem gratuitos é superior a 80%.  

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, é parceria da Iarc para implementar o projeto na América Latina e no Caribe. Representantes da agência e de Ministérios dos países da região participam com suporte à coleta de dados.

O câncer é uma das principais causas de morte nas Américas. Em 2020, a doença causou 1,4 milhão de perda de vidas, 47% das quais ocorreram em pessoas com 69 anos ou menos.

O número de casos de câncer nas Américas em 2020 foi estimado em 4 milhões. A previsão indica 6 milhões de casos em 2040, representando um aumento de 57%.

Fonte: ONU

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários