Polônia inaugura mural gigante de São João Paulo II no ano do centenário

Uma cidade polonesa inaugurou um mural gigante de São João Paulo II, em homenagem ao centenário de nascimento do santo, cujo dia da festa litúrgica é celebrado nesta quinta-feira, 22.

As autoridades da cidade em Stalowa Wola, sudeste da Polônia, encomendaram o retrato, que tem mais de nove metros de largura e 30 metros de altura, para marcar o ano de aniversário, que está sendo comemorado por eventos, tanto em Roma quanto na Polônia.

A imagem, na lateral de um prédio residencial na avenida João Paulo II da cidade, mostra o Papa que liderou a Igreja de 1978 a 2005 apoiado em seu báculo enquanto orava. O mural foi oficialmente abençoado em 18 de outubro por Dom Edward Frankowski, Bispo Auxiliar Emérito de Sandomierz.

Na base do retrato estão as palavras que o Papa polonês falou sobre a cidade: “Abraço de coração Stalowa Wola, uma cidade que simboliza a grande fé dos trabalhadores”.

MURAL

A cidade realizou um concurso para desenhar o mural. O vencedor, Piotr Topczyłko, foi escolhido por um júri entre os trabalhos de seis outros candidatos.

Lucjusz Nadbereżny, prefeito de Stalowa Wola, compartilhou um vídeo no Twitter em 16 de outubro, 42º aniversário da eleição de João Paulo II como papa, mostrando como o mural fora criado.

A prefeitura conseguiu o acordo tanto da cooperativa habitacional que administra o prédio quanto dos moradores.

A CIDADE E O PAPA

Embora São João Paulo II nunca tenha visitado a cidade como papa, ele expressou admiração por seus habitantes, aplaudindo sua determinação em construir a Igreja de Nossa Senhora, Rainha da Polônia, apesar da oposição das autoridades comunistas.

Ele consagrou a igreja em 1973, quando era arcebispo de Cracóvia. Mais tarde, como papa, deu à igreja o status de basílica menor.

A mídia local citou o prefeito da cidade, dizendo: “Assim como neste mural São João Paulo II está encostado na cruz, que esta imagem seja um apoio para nós. Nosso papa, com sua vida, como o Moisés de nosso tempo, abriu o coração de outras pessoas; portanto, sejamos bondosos, afetuosos e amorosos uns com os outros. Então, vamos cumprir a vida e os ensinamentos de São João Paulo II”.

LEGADO

Enquanto isso, em uma entrevista marcando o dia da festa do papa polonês, o Arcebispo de Poznan, Stanisław Gądecki, relembrou seus encontros com São João Paulo II.

O presidente da conferência dos bispos poloneses disse que o Papa era um homem “extremamente corajoso” que “podia falar com qualquer pessoa”.

“Parece-me que um ponto central era a sua reverência pela Eucaristia. O Santo Padre restaurou as procissões do Corpus Christi em Roma. Ele conduziu as procissões [da Basílica] de São João de Latrão à Basílica de Santa Maria Maior”, lembrou.

“Naquela época, enquanto ainda conseguia andar, e mesmo depois, em que isso não era mais possível, foi extremamente edificante observar seu comportamento e ver como ele venerava a Eucaristia. Agora, acho que toda a Igreja precisa disso hoje”, concluiu.

Fonte: CNA – Catholic News Agency

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários