
Durante a visita ao Vaticano, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se com a comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, na noite de quarta-feira, 21 de janeiro. O encontro teve início com um momento de oração e contou com a participação da direção do colégio e dos padres residentes.
O reitor, Monsenhor Valdir Cândido, apresentou a prestação de contas do último ano acadêmico. Na ocasião, o Cardeal Jaime Spengler destacou a importância do trabalho realizado pelos padres no colégio, ressaltando que “estudar também é um trabalho árduo em favor da Igreja do Brasil”. O presidente da CNBB também agradeceu à direção do Colégio pela dedicação e generosidade no serviço.
O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, partilhou dados sobre a Igreja no Brasil e apresentou informações do Fundo Nacional de Solidariedade. Fruto da Campanha da Fraternidade, o fundo destinou mais de 25 milhões de reais nos últimos 4 anos a cerca de 900 projetos de transformação social em todo o país.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, segundo vice-presidente da CNBB e bispo responsável pelo colégio, falou sobre o Projeto Comunhão e Partilha, que reúne contribuições financeiras de todas as dioceses do Brasil para auxiliar na formação de seminaristas de dioceses mais carentes e de padres residentes no Colégio Pio Brasileiro.
O encontro foi concluído por Dom João Justino, primeiro vice-presidente da CNBB, que destacou o processo de revisão do documento sobre a formação do clero no Brasil (Ratio Fundamentalis) e ressaltou a importância da contribuição dos padres estudantes nesse processo que será conduzido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.
Fonte: CNBB





