Presidência do CELAM se reúne com o Secretário de Estado do Vaticano

Cardeal Pietro Parolin recebeu na quarta-feira os membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano

Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Foto: Celam)

Na quarta-feira, 16, a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) se reuniu com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé.

A reunião contou com a presença de Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Presidente do Celam; Dom Rogelio Cabrera, Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos; Dom Jorge Eduardo Lozano, Secretário Geral; e Padre Pedro Bassesco, Secretário Adjunto.

O encontro foi um espaço propício para recordar a realização da 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizada em novembro de 2021, presencial e virtualmente; a respeito da qual o Celam apresentou um relatório, bem como os desafios pastorais que emergem do processo que está sendo desenvolvido em uma perspectiva participativa.

Os representantes do Celam também apresentaram ao Cardeal Parolin o caminho que a Igreja latino-americana e caribenha está percorrendo para o Sínodo Universal, com o tema sobre a sinodalidade. A presidência do Celam reiterou o seu apoio e colaboração permanente, tendo em vista o itinerário que tem sido feito nesta fase continental.

Na última parte do encontro, foi analisada a situação social, política e eclesial de alguns países do continente e apresentado o andamento da construção da nova sede da Celam em Bogotá, na Colômbia.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e 1o Vice-presidente do Celam, se juntará à comitiva ainda nesta semana para outros compromissos agendados em dicastérios da Cúria Romana.

Com informações de Vatican News

Deixe um comentário