O projeto “Jornalismo Móvel” dos missionários salesianos continua. De fato, na Inspetoria da África Central há numerosos salesianos de língua francesa que atuam como missionários nos meios digitais, juntando-se aos de língua inglesa que já foram formados na Zâmbia, Malawi, Namíbia, Zimbábue, Quênia, Madagascar e, olhando para o resto do mundo, também no Sri Lanka, onde a iniciativa dos workshops “Mobile Journalism” (MoJo) começou em fevereiro deste ano.
A primeira formação MoJo para 18 jovens congoleses, incluindo 15 jovens jornalistas da “Rádio Don Bosco Lubumbashi”, um noviço e dois membros do centro multimídia “La Colombe”, foi realizada recentemente em Lubumbashi, na comunidade salesiana “São Francisco de Sales”. “em Imar.
Segundo um comunicado enviado à Agência Fides, Padre Maciej Makuła (SDB), do Dicastério para a Comunicação Social dos Salesianos de Dom Bosco, depois de um curso de francês de dois meses em Imara, aceitou realizar o primeiro workshop em francês. Os 18 participantes aprenderam uma série de técnicas e receberam ferramentas para criar conteúdos profissionais utilizando celulares Android ou iPhones, para que possam responder melhor aos principais desafios da evangelização hoje. Adquiriram também conhecimentos aprofundados de edição digital e dominaram aplicações específicas nos seus aparelhos celulares e PCs, que farão cada vez mais parte da prática profissional diária nas suas comunidades.
“A maior parte das sessões de trabalho de quatro horas foram dedicadas ao trabalho prático”, continua o comunicado dos Salesianos. Os participantes também praticaram a criação de conteúdos para divulgação, recebendo comentários críticos e sugestões para melhorar seu trabalho e apostolado.
No seu discurso de encerramento, o Padre Makuła sublinhou que “a Congregação Salesiana em geral e a Inspetoria da África Central em particular não terão futuro sem a tecnologia digital”. Em linha com o Papa Francisco, explicou que a Igreja e a Família Salesiana são chamadas a adotar uma abordagem integrada às redes sociais e exortou todos a fazerem o possível para criar novos missionários digitais.
Fonte: Agenzia Fides