Logo do Jornal O São Paulo

Reféns do maior sequestro escolar na Nigéria são libertados

Portas Abertas

Autoridades da Nigéria dizem ter resgatado as 130 crianças e professores que ainda estavam em poder de sequestradores após o sequestro em massa no dia 21 de novembro de 2025 em uma escola cristã em Papiri, no estado de Níger. 

No último domingo, dia 21 de dezembro, um membro do governo nigeriano publicou em suas redes sociais que depois de “um esforço corajoso de nossas forças de segurança” as crianças foram libertadas. 

O comunicado não revela se o grupo de sequestradores liberou as crianças, se houve pagamento de resgate ou se as forças de segurança libertaram as vítimas em um ataque armado. As autoridades disseram que as crianças seriam devolvidas às famílias nesta segunda-feira, 22 de dezembro. 

Desde o começo desse sequestro em massa, os números são confusos. A Associação Cristã da Nigéria disse que, no total, 315 pessoas foram sequestradas, entre alunos e professores. Posteriormente, houve notícias de que, durante o sequestro, 50 estudantes conseguiram escapar. Após algumas semanas, o governo nigeriano anunciou que 99 alunos e um professor tinham sido libertos. Agora, no dia 21 de dezembro, o governo anunciou que, com o resgate desses 130 alunos e professores, todas as vítimas estão novamente em liberdade. 

Quando somados, os números noticiados não são coerentes entre si, mas é possível que com todo o caos gerado após o rapto, tenha-se formado uma confusão sobre o número total de vítimas. 

Fonte: Portas Abertas

Deixe um comentário