Sahel: ACN socorre cristãos deslocados pelo terror

ACN

A ACN intensificou seu auxílio à região do Sahel após uma longa deterioração na segurança. Mas, apesar da perseguição, o número de cristãos na área está crescendo.

O Sahel, abrangendo vários países como Burkina Faso, Chade, Níger e Mali, é atualmente um dos principais focos de conflito global. Lá, terrorismo islâmico e fome estão interligados, enquanto as autoridades civis parecem ter perdido o controle de grandes partes da região. Então, após uma década de presença militar, as forças ocidentais estão gradualmente se retirando devido à incapacidade de resolver o problema, deixando para trás um crescente desastre humanitário.

Diante da destruição e do fechamento de instalações eclesiásticas, como hospitais e escolas, a Igreja expressou tristeza pelo retrocesso de 25 anos, sendo a única instituição local que socorre aqueles desamparados.

ACN reforçou ajuda a Sahel em 2023

Em 2023, a Presidente Executiva da ACN, Regina Lynch, reforçou o compromisso da organização com a região, intensificando o auxílio ao Sahel e, especialmente, a Burkina Faso. Então, a assistência inclui alimentos e medicamentos de emergência, beneficiando os cristãos que fugiram do terrorismo. Outra parte ajuda na construção de salas de aula e financiamento de vagas escolares para crianças deslocadas internamente.

Mais de 340 cristãos de Débé, por exemplo, receberam assistência de emergência após serem forçados a deixar suas aldeias. O Bispo Prosper Ky, da Diocese de Dédougou, descreveu a angústia de ver deslocados com todos os seus bens procurando abrigo.

Vocações surgem, mesmo nesse momento

Apesar da situação, a Igreja em Burkina Faso está ativa e com muitas vocações. Na Diocese de Koupela, 67 jovens são treinados no seminário, com a ajuda da ACN. O Padre Etienne Sawadogo, de Rollo, enfatizou a importância da ajuda emergencial: “Como as pessoas vão seguir sua fé se estão famintas?”

O trabalho pastoral é apoiado pela distribuição de bíblias e catecismo, promovendo a vida de oração. Em Nouna, convertidos ao Cristianismo recebem apoio para crescer em sua fé.

Em 2023, a ACN apoiou 56 projetos em Burkina Faso e prestou ajuda no Chade, Mali e Níger.

Fonte: ACN Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários