Saiba como acompanhar e participar do X Encontro Mundial das Famílias

Começa na quarta-feira, 22, e prossegue até domingo, 26, o X Encontro Mundial das Famílias, com atividades centrais em Roma, e com ações em dioceses em todo o mundo, à luz do tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. A organização é do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Em Roma estarão cerca de 2 mil delegados, de 120 países. A abertura será com o Festival das Famílias, na Sala Paulo VI, durante o qual haverá a apresentação dos temas serão aprofundados Congresso Teológico Pastoral. O festival terá como tema “A beleza da família”. Mais do que discursos e teorias, será um momento de ouvir as histórias e testemunhos das famílias.

Cinco conferências ocorrerão no Congresso Teológico, sendo que cada temática se articula com os subtemas dos dez painéis, em formato de mesa redonda, nos quais se desenvolverão questões pastorais prioritárias relativas à família. Quase a totalidade dos palestrantes serão casais, provenientes de 17 países.

Os atos conclusivos do encontro serão a missa com o Papa Francisco, no sábado, 26, e a participação na oração mariana do Ângelus, no domingo, 26.

Veja a seguir o cronograma de atividades em Roma (conforme o horário de Brasília), as quais poderão ser assistidas ao vivo pelo site https://www.romefamily2022.com bem como pelo canal do YouTube do Vatican News em português: https://www.youtube.com/c/VaticanNewsPT.

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIO):

Quarta-feira, 22

Festival das Famílias (13h às 15h), na Sala Paulo VI;

Quinta-feira, 23

Missa (3h30), presidida pelo Cardeal Kevin Joseph Farell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, na Basílica de São Pedro;

Conferência 1 (5h15): Igreja doméstica e sinodalidade

*O tema será apresentado pelo casal Gregory e Lisa Popcak. “Fomos convidados a falar sobre a Liturgia da Vida Doméstica da Igreja, um modelo recém-articulado de espiritualidade familiar e de pastoral familiar que também pode ter implicações ainda mais amplas na maneira como a Igreja aborda a evangelização, o ministério, a vida paroquial e até como as dioceses e paróquias são estruturadas”, explicou Gregory em um artigo publicado em maio no site Our Sunday News.

Painel 1 (6h15): Matrimônio e sacerdócio: juntos para construir a Igreja

*Também se falará sobre como essas vocações são complementares e corresponsáveis; que famílias e pastores devem estar juntos na missão; e que a comunidade de fé deve ser como que uma família.

Painel 2 (7h30): Jovens e idosos juntos pela Igreja do futuro

*Serão abordados neste painel o papel dos avós, a participação dos jovens e idosos no caminho sinodal, e a atuação dos mais velhos nas ações pastorais da Igreja.

Conferência 2 (10h30): Acompanhamento dos primeiros anos do matrimônio

*Será ministrado pelo casal Eduardo e Mónica Gonzáles Soriano, que atuam na Pastoral Familiar da Arquidiocese de Toledo, na Espanha.

Painel 3 (11h15): O amor familiar em prova

*Entre os tópicos tratados se lembrará as maravilhas e fragilidades do amor em família, abordando ainda assuntos como traição e perdão e o abandono de membros familiares.

Painel 4 (12h45): Acompanhar a maternidade e paternidade

*Será lembrado que todos precisam de um pai e uma mãe; Também se falará sobre a adoção e a acolhida afetiva; e que sempre se deve acolher o nascituro.

Oração final (13h45)

Sexta-feira, 24

Missa (3h30), presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, na Basílica de São Pedro

Conferência 3 (5h15): Identidade e missão da família cristã

* Com Bênoit e Véronique Rabourdin, responsáveis pelo movimento apostólico Amor e Verdade. Eles falarão sobre os principais desafios e oportunidades para acolher e acompanhar os casais. Destacarão, ainda, a complementariedade missionária entre esposos e os ministros ordenados.

Painel 5 (6h15): Ser cristãos na era digital

*Entre os enfoques está o de que a família deve se centrar em Jesus Cristo; que é preciso transmitir a fé aos jovens; e se proporá a reflexão: as redes sociais são um “ambiente” para os nossos filhos?

Painel 6 (7h30): Vocação e missão nas periferias existenciais

*Neste painel se contemplará a missão da Igreja junto aos imigrantes, às pessoas com vícios e diante das situações de violência na família.

Conferência 4 (10h30): O catecumenato matrimonial

*Com Giovanni Nuzzi e Gabriella Gambino (subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Entre os temas se refletirá sobre a preocupação da Igreja de que haja uma preparação mais aprofundada para o sacramento do Matrimônio, e que permita aos novos casais viver de modo mais consciente este sacramento.

Painel 7 (11h15): Formação de acompanhantes e formadores da família: leigos, padres e seminaristas

* Além de se falar sobre o processo de formação de padres e seminaristas para o acompanhamento das famílias, no painel também se refletirá sobre como orientar os jovens para a sexualidade e a afetividade; e o acompanhamento permanente dos noivos.

Painel 8 (13h45): A comunhão familiar, estilo de comunhão eclesial

*Essa atividade será na Praça de São João de Latrão e em paróquias da cidade de Roma.

Sábado, 25

Meditação e adoração eucarística (3h35), na Sala Paulo VI

Conferência 5 (5h15): Família, caminho de santidade

* Com Francesco Beltrame Quattrocci, Andrea Bicchiega e Patrizia Marchegiani

Painel 9 (6h15): Caminhos de santidade

*Além desta temática central, se falará sobre o discernimento na vida familiar cotidiana, o acompanhamento espiritual das novas formas de união, atitudes quando um dos cônjuges não é cristão, e o perdão como caminho de santidade.

Painel 10 (7h45): Matrimônio e família: santidade no cotidiano

Missa na Praça São Pedro (12h15), presidida pelo Papa Francisco

Domingo, 26

Participação na oração do Ângelus (6h45), com o Papa Francisco e bênção de envio

Atividades na Arquidiocese

Na quarta-feira, 22, acontecerão três missas de âmbito regional na Arquidiocese. Na Região Santana, às 20h, a missa será na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, presidida pelo Cardeal Scherer e concelebrada por Dom Jorge Pierozan. Antes, às 19h, haverá um terço luminoso pelas famílias.

Na Região Ipiranga, a Pastoral Familiar e o Encontro de Casais com Cristo (ECC) organizam uma missa às 19h30, no Santuário São Judas Tadeu.

Já na Região Brasilândia, a missa será às 20h, será na Paróquia São José, na Vila Palmeiras (Rua Ribeirão das Almas, 337).

Além disso, ao longo dos dias do X Encontro Mundial das Famílias, as paróquias também são chamadas a realizar ações de reflexão, partilha e espiritualidade sobre a família, como terços, adoração ao Santíssimo Sacramento e palestras.

Clique e veja os subsídios para as atividades em âmbito diocesano

Há também catequeses preparatórias, com as seguintes temáticas: “Vocação e Família”; “Chamados à santidade”; “Nazaré: o amor convertido em algo normal”; “Todos somos filhos, todos somos irmãos”, “Pais e mães”, “Os avós e os idosos” e “Por favor, obrigado e perdão”.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria de Lourdes Alves da Silva
Maria de Lourdes Alves da Silva
2 anos atrás

Deus abençoe nossa igreja e nosso Pastor Papa Francisco, tive a honra de acompanhar hoje pela TV Cancã Nova.
Graças a Deus eu e minha família estamos rezando o terço todos os dias as 20 horas pelas nossas famílias e as famílias do mundo inteiro. 🙏🏽 Também agora incluindo o X encontro das famílias 🙏🏽