Santuário de Fátima registra aumento expressivo de peregrinos

Santuário de Fátima

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, recebeu 6,8 milhões de peregrinos durante as celebrações realizadas ao longo de 2023. Os dados foram divulgados no 45º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos em Fátima.

O resultado de 2023 representa um aumento expressivo de 39% em relação ao ano anterior e de 9% em comparação a 2019, quando o Santuário português acolheu 6,3 milhões de fiéis. Os números comprovam que a quantidade de peregrinos chegou ao que se registrava antes da pandemia de COVID-19.

É importante recordar que no ano passado Portugal foi sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, na ocasião, os participantes deste evento foram convidados a visitar o Santuário. Por causa disso, entre os dias 1º e 6 de agosto, foram registrados 1.151.287 peregrinos, contabilizando 17% do total de visitantes.

De acordo com o Santuário de Fátima, a partir de 2010, quando foram iniciadas as comemorações pelo centenário das aparições, a média anual de peregrinos era de 5 a 7 milhões. Em 2017, o Santuário chegou a receber mais de 9 milhões de fiéis por causa da visita do Papa Francisco e da canonização de Francisco e Jacinta Marto, cuja festa litúrgica é celebrada em 20 de fevereiro.

Em 2023, o Santuário português recebeu peregrinos provenientes de 94 nações, prevalecendo em primeiro lugar os europeus (Espanha, Itália e Polônia); em segundo lugar os peregrinos da América (Estados Unidos, Brasil e México); e em terceiro lugar os asiáticos (Filipinas, Coreia do Sul e Vietnã).

A título de comparação, o Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista, recebeu um total de 8.843.024 peregrinos no ano passado, um aumento de 9,6% em relação a 2022. No entanto, o número ainda não superou a quantidade de visitantes registrada antes das restrições sanitárias da COVID-19, uma vez que em 2019 o total de devotos chegou a 11.963.635.

Fontes: Gaudium Press e G1

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários