Scholas Occurrentes recebe prêmio por seu compromisso com os direitos humanos

O movimento educacional criado pelo Papa Francisco recebe o Prêmio de direitos humanos ‘Juan Antonio Carrillo Salcedo’ da Universidade de Sevilha. Desde sua fundação, o movimento lançou iniciativas em todo o mundo para combater o abuso, o bullying, o cyberbullying, a corrupção e a exploração. O presidente do Corral: “Scholas defende o fato de que ter uma vida significativa é um direito humano que não pode ser violado”.

Divulgação/Facebook

Scholas Occurrentes, a organização criada pelo Papa Francisco, recebeu o Prêmio “Juan Antonio Carrillo Salcedo” da Universidade de Sevilha pela proteção dos direitos humanos. O prêmio, que é concedido a cada dois anos, reconhece pessoas ou instituições que se destacaram na defesa dos direitos humanos, seja na esfera política, social ou educacional. Anteriormente, apenas a Rainha Sofia da Espanha, Federico Mayor Zaragoza, Marcelino Oreja e Adela Cortina haviam recebido o prêmio. O júri da Universidade de Sevilha, uma das instituições acadêmicas mais antigas da Espanha, escolheu o Scholas Occurrentes, que coincidentemente comemora seu 10º aniversário este ano, para conceder esse renomado prêmio. O trabalho do Scholas Occurrentes na defesa dos direitos humanos dos jovens em todo o mundo e suas práticas concretas e inovadoras, para que cada criança e jovem tenha uma vida significativa, não passaram despercebidos.

Comprometidos a enfrentar muitos desafios

José María del Corral, presidente mundial do Scholas Occurrentes, comentou sobre o reconhecimento: “O Scholas defende o fato de que ter uma vida significativa é um direito humano que não pode ser violado e, para isso, trabalhamos em muitas questões. Enfrentamos desafios como a prevenção do suicídio em muitas partes do mundo, lidamos com a saúde mental de jovens e adolescentes em mais de 30 países durante a pandemia e combatemos problemas como as gangues no Panamá, a Camorra em Nápoles e o abuso infantil em Portugal, México e Espanha”. “Muitos de nós falamos sobre direitos humanos, mas quando se trata de ver o trabalho, poucos o fazem na prática”, reflete del Corral. O Scholas Occurrentes chegou à Espanha em 2015 e, desde então, tem colaborado ativamente com a Igreja local e outras denominações, com os Ministérios da Educação, Juventude e Assistência Social, realizando várias atividades em diferentes regiões do país, como a Comunidade de Madri, Catalunha, Galícia, Valência, Andaluzia e Cantábria. Foram abertas filiais universitárias do Scholas em Madri, Granada, Valência e Barcelona, entre outras.

Experiências educacionais em todo o mundo

Desde sua criação, o Scholas criou experiências educacionais que reuniram jovens de Israel e Palestina, Cuba e Estados Unidos, de diferentes culturas e religiões, abrindo vagas em universidades públicas e privadas; construindo escolas esportivas em Moçambique, Iraque e América Latina. Os jovens do Scholas trabalham todos os dias no Haiti para restaurar a dignidade por meio da educação. Além disso, em Los Angeles, Miami, Nova York e Washington, os professores do Scholas tentam ajudar cada jovem a encontrar um significado e ajudam a superar o ódio e o confronto por meio do diálogo. “Todos os dias”, diz uma nota do movimento, “os jovens professores do Scholas se deparam com os problemas reais das crianças e dos adolescentes: a falta de saúde mental, o aumento abismal de suicídios, a insegurança, os vícios e a corrupção, o abuso, a exploração infantil, o bullying e o cyberbullying, e tantas outras dores que precisam de escuta, criatividade e comunidade”. O Scholas está convencida de que o sistema educacional pode ser mudado, de baixo para cima e com o comprometimento de todos. Defende os direitos humanos dos jovens por meio de ações concretas, independentemente de serem desta ou daquela fé ou deste ou daquele nível social ou econômico, pois acredita que o importante é o encontro e que a diversidade é o que nos une. Este prêmio, para seus fundadores, pertence aos jovens que dedicam seu tempo e paixão todos os dias para alcançar cada vez mais jovens no mundo, e ao Papa Francisco por ter confiado nessa intuição sagrada”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários