Secretário de Estado do Vaticano se reúne com Lavrov, ministro russo

Na sua incessante busca de construir pontes para a paz mundial, a Santa Sé voltou a abrir canais de diálogo com a Rússia, com vistas ao fim do conflito na Ucrânia, iniciado em fevereiro.

Parolin
Foto: Vatican Media

Na quinta-feira, 22, em Nova York, nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião entre o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Uma foto do encontro foi publicada pela conta do Telegram do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. No entanto, detalhes da conversa não foram divulgados. Os dois estiveram em Nova York para participar da 77a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda em sua ida aos Estados Unidos, ao falar na 10a reunião dos Amigos do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT), grupo criado em 2002 pela Austrália, Canadá, Finlândia, Alemanha, Japão e Holanda, o secretário de Estado do Vaticano reafirmou que “com o aumento das tensões globais e a retórica que ameaça o uso de armas nucleares, é extremamente importante colocar em vigor o CTBT”.

A afirmação do Cardeal Parolin ecoa os numerosos apelos do Papa para desarmar os arsenais de todos os tipos e acabar com o trágico comércio de armas.

No final da audiência geral da quarta-feira, 21, ao reiterar a proximidade e o apoio ao povo ucraniano, “nobre e mártir”, Francisco sublinhou como nesta “guerra trágica” alguns “pensam em armas nucleares, uma loucura”, e compartilhou com os presentes a história do cardeal Krajewski, de retorno de sua última missão na Ucrânia.

“Ele me contou sobre a dor desse povo, as ações selvagens, as monstruosidades, os cadáveres torturados”, insistindo, como no Angelus do último domingo, sobre o único caminho a seguir: “Não nos esqueçamos: a paz é possível quando as armas se calam e o diálogo começa!”.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários