Um seminário dirigido pelos missionários espiritanos na capital haitiana, Porto Príncipe, foi alvo de um ataque por parte de gangues armadas. Durante seis horas angustiantes, religiosos e funcionários precisaram se esconder enquanto o local era saqueado, antes de conseguirem escapar em segurança.
O Seminário Menor de São Marcial, administrado pelos missionários espiritanos em Porto Príncipe, foi invadido na noite de segunda-feira, 1º de abril. Em princípio os bandidos armados que escalaram os muros do prédio. Após dominar os guardas, os criminosos vandalizaram e roubaram tudo o que puderam encontrar, forçando os presentes a se refugiarem em um dos prédios.
Padre relata o que aconteceu no Seminário
Em uma comunicação com ACN, o líder espiritano descreveu o ataque em detalhes. “Por mais de seis horas, os bandidos continuaram a saquear e destruir. Finalmente, os religiosos e funcionários conseguiram escapar, alguns se refugiando na casa de formação, a 30 minutos de caminhada, enquanto outros buscaram abrigo nas ruas ou na catedral próxima”, relatou o padre Raynold Joseph.
Apesar de não terem ocorrido vítimas físicas, os danos materiais foram significativos. Isso inclui carros incendiados, escritórios e residências saqueados, e itens como geladeiras, painéis solares e equipamentos de TI roubados.
O Papa Francisco também manifestou sua preocupação com a situação do Haiti. Mencionou, especialmente durante sua mensagem de Páscoa, em 31 de março, pedindo solidariedade internacional para com a nação caribenha, que enfrenta um momento de crise profunda.
Fonte: ACN